Como escolher o que as crianças assistem?

Para ajudar pais e responsáveis na missão de entreter com qualidade, o Univer Vídeo criou uma aba especial exclusiva para os pequenos

Imagem de capa - Como escolher o que as crianças assistem?

Se tem um grupo na sociedade que tem sido bombardeado com conteúdos recheados de mensagens subliminares é o formado pelas crianças.

Foi-se o tempo em que a maioria dos desenhos e filmes infantis eram considerados inocentes. Hoje é preciso ficar atento, pois grande parte dos produtos de entretenimento disponíveis para o público infantil traz histórias e cenas que não são adequadas para ele.

O desenvolvimento de toda criança passa pela imitação. À medida que cresce, ela observa e repete o que vê e ouve – inclusive quanto a comportamentos. Todas as informações que ela absorve ao longo da infância vão moldando suas crenças, seu caráter, sua ideia de moral, sua noção de certo e errado, etc.

Desenhos nocivos
Uma das distrações favoritas do público infantil são os desenhos, mas será que tudo o que está on-line ou tem classificação indicativa livre é realmente interessante para ele?

Há alguns anos, um alerta na internet fez os pais redobrarem a atenção até com os desenhos que já conheciam. Isso porque eles ganharam paródias adultas, disponíveis na rede gratuitamente, em que os personagens aparecem fumando ou armados.

Outros casos mais recentes são os de desenhos que têm inserido no enredo a linguagem neutra, beijos entre personagens do mesmo sexo, mutilação, tortura, violência e até mesmo uma visão espiritual, com cenas que retratam o inferno e o diabo. É o caso de Cuphead, que, para muitos, distorcia a visão de bem e mal. Na época do seu lançamento, o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), recomendou que os pais proibissem o acesso do público infantil ao conteúdo, porque ele enaltece o diabo.

Responsabilidade de quem?
No Brasil, existe uma tabela que define a classificação indicativa dos conteúdos disponíveis no País e, além disso, as plataformas de streaming têm seu próprio critério para disponibilizar ou não determinada animação em sua lista. É por isso que esse cuidado não deve ser terceirizado, ou seja, os responsáveis precisam estar atentos ao que é proposto ao público. “É necessário avaliar o que as crianças estão vendo e ouvindo e escolher para elas conteúdos que transmitam uma mensagem que as estimule a pensar no que faz bem, respeitando o seu próximo”, orienta Vivi Melo, responsável pela Escola Bíblica Infantil (EBI).

A EBI é um espaço reservado na Universal para que as crianças fiquem enquanto os pais assistem às reuniões. Elas brincam, se divertem e aprendem sobre a Palavra de Deus de forma interativa, inclusive por meio de desenhos e músicas. “A seleção de cada informação transmitida é feita por um grupo de esposas de pastores e educadoras da educação infantil, que analisam os vídeos conforme a mensagem transmitida. A escolha é sempre por conteúdos que ajudam as crianças a desenvolver o pensamento, respeitar o próximo, compartilhar, usar a fé e aprender a Palavra de Deus”, detalha.

Seleção de ouro
Muitos pais reconhecem a importância de escolher com cuidado o que as crianças veem nas telas, mas onde encontrar conteúdos de qualidade? Uma das opções é o Univer Kids: uma aba especialmente dedicada aos pequenos na plataforma de streaming Univer Vídeo.

O responsável de produto do Univer Vídeo, Mauricio Godinho, explica que todo filme e série disponível no portal passa por um rigoroso processo de curadoria e que “com o conteúdo infantil, a exigência é ainda maior. Nosso time dedica o tempo que for necessário para assistir e avaliar cada detalhe para entender a mensagem transmitida e observar possíveis mensagens subliminares.

Tudo isso para garantir a segurança da criança que assiste ao Univer Vídeo”.

Hoje a ferramenta tem 70 títulos infantis, que representam centenas de horas, já que muitos são séries e têm diversos episódios. “Nosso time segue trabalhando para que esse catálogo cresça não apenas em número, mas também em qualidade”, diz Godinho, que destaca alguns assuntos abordados pelos conteúdos: “no Univer Vídeo não existe entretenimento por entretenimento. Enquanto as crianças estão assistindo e se divertindo, elas aprendem sobre fé, fidelidade a Deus, amizade e até mesmo obediência aos pais e a valorizar o que tem sido deixado de lado pela sociedade”.

Inclusive, aos domingos, as crianças que ficam na EBI participam do Momento Univer Kids, quando assistem a um desenho e depois fazem atividades sobre a mensagem proposta. Aliás, até as aulas da EBI estão disponíveis na plataforma. Para conferir todos os conteúdos, acesse univervideo.com ou baixe o aplicativo Univer Vídeo em seu dispositivo eletrônico.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: getty images