Como crianças se tornam racistas?

Influência dos pais é determinante no pensamento preconceituoso

Imagem de capa - Como crianças se tornam racistas?

Estudo realizado pela Universidade de Vanderbilt (EUA) aponta que um único comentário racista realizado por pais ou pessoas de confiança é capaz de gerar um pensamento preconceituoso duradouro nas crianças.

Para chegar a essa conclusão os cientistas realizaram um experimento em várias etapas com mais de 120 crianças de diversas idades. Os resultados apontam que o comportamento dos pais é sempre relevante. Entretanto, em crianças que têm entre sete e nove anos, mesmo uma única frase pode ser enraizada no pensamento crítico, levando-as a comportamentos preconceituosos no futuro.

Emily Conder, que liderou o estudo, explicou: “Os resultados do nosso trabalho sugerem que ouvir uma conversa negativa sobre um grupo social desconhecido pode influenciar os preconceitos entre os grupos entre as crianças mais velhas”, afirma a psicóloga Emily Conder, que liderou o estudo. “Os cuidadores devem considerar o que é dito perto das crianças e regular a mídia que consomem, pois o que as crianças ouvem sobre grupos de pessoas pode influenciar suas atitudes e comportamentos”.

Exemplo é maior do que qualquer discurso

O racismo mata milhares de brasileiros todos os anos, além de prejudicar outros milhões. Mesmo assim, quase nenhum cidadão de nosso País se enxerga como racista. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Data Popular: 92% dos brasileiros acreditarem que há racismo no país, somente 1,3% se considera racista.

Isso acontece, em parte, porque as pessoas adotam um discurso igualitário, mas, em seu comportamento, reproduzem atitudes aprendidas com o racismo estrutural brasileiro, como atravessar a rua ao ver um negro se aproximar, ofender com termos racistas um jogador de futebol, utilizar termos como “cabelo ruim” e “cor de pele” etc.

E é observando esse comportamento e essas falas que as crianças aprendem a ser racistas, conforme o estudo americano indicou.

Em seu blog, o Bispo Renato Cardoso ressalta que o “exemplo é o maior professor, o maior ensinamento que você pode dar para os seus filhos”. O que um filho vê o pai fazendo ou falando impacta grandemente seu comportamento.

De acordo com o Bispo, “é o exemplo que vai ensinar”. Ele afirma que o maior professor “é o ensinamento de vida. Esse é o maior impacto que você pode ter sobre seus filhos”.

Como exemplo, o Bispo cita os ensinamentos que cada adulto guarda de sua infância. O maior impacto, conforme o Bispo ressalta, “Foi o que eles mostraram, o que eles viveram. Tanto pelo bem quanto pelo mal”.

E você, tem sido bom exemplo para seus filhos? Clique aqui para ler mais sobre o que é o racismo e reflita sobre seu comportamento.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images