Como começar um negócio de comida em casa?

Saiba por que um empreendimento nesta área pode ser uma possibilidade de renda extra ou se tornar sua principal atividade

Imagem de capa - Como começar um negócio de comida em casa?

Nem sempre investir naquilo que está na moda é uma garantia de sucesso para o empreendedor. Em diversos casos, sua habilidade de cozinhar, por exemplo, pode representar a possibilidade de obter uma renda extra ou se tornar sua principal atividade. É claro que para ter êxito não basta só cozinhar bem.

Há uma série de atitudes que precisam ser adotadas para começar a encaminhar um negócio em casa e aproveitar as qualidades que talvez você já possua e não tenha se dado conta.

Para Helena Andrade, de 35 anos, formada em administração, com MBA em marketing digital pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e gestora de projetos do Sebrae-SP, é possível ganhar dinheiro com esse potencial. “É assim que muitas pessoas acabam se arriscando no mundo da gastronomia. Elas começam a receber elogios graças às suas habilidades no grupo de amigos ou de familiares, surgem pedidos esporádicos e então elas acabam percebendo que podem fazer disso um negócio e resolvem empreender”, diz.

Helena destaca o lado positivo de fazer um teste para saber qual é a impressão das pessoas a respeito do que está sendo produzido, mas pondera que ele não é obrigatório. “É sempre bom ouvir a opinião dos clientes para poder realizar os ajustes necessários. Isso pode trazer mais segurança e confiança para quem está começando”, diz.

Ela sugere que o empreendedor tente enxergar a viabilidade do negócio antes de fazer qualquer tipo de investimento. “Nem toda boa ideia é viável quando colocada em prática, o que pode gerar prejuízos financeiros e frustração. O primeiro passo é usar uma ferramenta simples chamada Canvas (Business Model Canvas, que auxilia na melhor visualização das questões estratégicas do empreendimento) para validar o modelo de negócio e um plano de negócio para tirar o sonho do papel de maneira adequada e para testar a viabilidade econômica”, recomenda.

Contudo, muitas vezes, quem começa esse tipo de negócio empreende pela necessidade e não tem dinheiro para investir. “Comece com receitas que utilizam insumos simples que normalmente você já possui em casa. Vale começar com pouca variedade de produtos, porque você ainda está testando o negócio. Com um cardápio mais enxuto você não precisa ter um grande volume de insumos perecíveis que podem estragar em razão do baixo volume de pedidos, o que ocorre quando uma empresa está em fase inicial”, analisa.

De acordo com ela, a diversificação de produtos vai acontecer em outra fase. “É possível diversificar a partir do momento que você já conhece bem o gosto do seu cliente, já identificou as necessidades dele e já possui um faturamento estável, que permitirá que você se arrisque mais”, acrescenta.

Helena também reitera a necessidade de controlar os custos tanto no período inicial quanto posteriormente, quando o negócio crescer. “Caso o empreendedor não tenha esses controles, ele não saberá qual o valor ideal a ser cobrado pelo seu produto nem quais são seus custos fixos e variáveis, o que pode aumentar muito as chances de o negócio fracassar, já que ele nem sequer saberá qual é o seu ponto de equilíbrio, ou seja o valor mínimo que a empresa precisa faturar no mês para que você arque com todas as suas responsabilidades financeiras.”

Ela aconselha que o empreendedor também fique de olho na clientela para criar fidelização. “Manter um cliente sai mais barato do que atrair um novo, pois o ramo de alimentação costuma ser muito competitivo. É possível usar ferramentas de marketing baratas de divulgação para manter a fidelização e conquistar novos clientes: WhatsApp, Instagram, Google Meu Negócio, TikTok e panfletagem costumam ser os mais comuns”, exemplifica.

Ao perceber que o empreendimento emplacou, é necessário buscar aperfeiçoamento. “Isso vai contribuir para que você se mantenha competitivo e sempre inove, se destacando dos concorrentes, e para profissionalizar a gestão, acelerando o crescimento da empresa e facilitando o processo de tomada de decisão. Por isso, pesquise bastante o setor, busque capacitações técnicas e de gestão e, o mais importante, ouça as necessidades dos clientes para poder atendê-las”, conclui.

Novo Congresso para o Sucesso
Se você ainda não sabe o que fazer para empreender, faça como milhares de pessoas que estão encontrando soluções e orientações baseadas na Palavra de Deus para o seu negócio. Participe do Novo Congresso para o Sucesso. Os encontros ocorrem às segundas-feiras em todas as igrejas Universal. No Templo de Salomão, em São Paulo, as reuniões acontecem às 7 horas, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Eder Santos