Com que roupa eu vou?

Problemas na hora de decidir o look? Algumas dicas podem espantar a dúvida de não saber o que vestir

Imagem de capa - Com que roupa eu vou?

Sabe aquela vontade louca que temos de ir ao shopping quando não encontramos nada “bom o suficiente” para vestir mesmo diante de um armário abarrotado de roupas? O desespero faz com que muitas mulheres joguem metade do guarda-roupa na cama, provem boa parte do que têm e, na correria, saiam com a primeira opção vista no meio da bagunça – que terá de ser colocada em ordem quando voltarem para casa. Se a descrição lhe pareceu familiar, então você conhece bem a adrenalina de não ter a menor ideia de qual look usar no dia.

Mas se arrumar não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com um pouco de estratégia e paciência, é possível aprender a administrar e a tirar de letra a arte de se vestir sem constrangimentos ou arrependimentos (que pode ser causado caso você saia com a primeira combinação que pensou). A apresentadora Cristiane Cardoso escreve a respeito disso em seu blog. “O problema é que, quando nos arrumamos, por não nos importarmos tanto com isso, acabamos nos arrumando de qualquer jeito. Você precisa tirar um tempo para isso. Não é possível se arrumar bem em 5 minutos”, resume.

Seu desafio

Já Nina Garcia, diretora de redação de uma notável revista de moda norte-americana e jurada de um reality show específico, disse em seu livro A Estratégia do Estilo que a indecisão pode ter um ponto final quando respondemos três perguntinhas: o que tenho?, do que preciso? e o que quero?. Além de fugir da rota do consumismo, saber responder às questões ajuda a mulher a conhecer e a entender o próprio estilo, além de as tornar mais criativas para usar o que têm dentro do armário. “Seu guarda-roupa é o seu desafio: use suas limitações como inspiração para enxergar a si mesma e as suas roupas com novos olhos”, orienta na publicação.

Mão na massa

Mas só ler esse texto não vai livrá-la da indecisão que parece perseguir você. Por isso, que tal colocar algumas dicas em prática? Agora sim é a hora de jogar as roupas em cima da cama, mas por uma boa causa. Vale separá-las por categorias como vestidos, saias, bermudas, camisas, t-shirts, blazers, calça jeans, calça social, blusa de frio, etc. Isso vai dar uma noção do que você tem no armário.

Organize

Manter a disciplina no lado de dentro do armário é fundamental, afirma Cristiane Cardoso: “Faça uma limpeza no armário e nas gavetas, inclusive nos cabides, e arrume todas essas peças que dão umas com as outras no armário, organizando tudo por categoria e cor”.

Alguma peça de escanteio?

Provavelmente terá de deixar para trás aquela roupa que não tem mais jeito ou aquela calça que não serve mais e você nota que não tem muito a ver com o seu estilo. Mas não podemos esquecer que algumas peças parecem ser enigmáticas só porque não sabemos como combiná-las. Cristiane aponta uma solução para isso: “Faça uma pesquisa no Google para ver looks que caem bem com elas. Muitas fotos vão aparecer e é só você escolher as que mais a agradam. Quem sabe você não acha um look que você já pode fazer com o que você tem no armário?”, questiona.

Vida nova à roupa velha

É realmente tentador vestir a camiseta preta com o jeans de guerra. Mas já parou para pensar que o embate em frente ao armário seja causado pela mesmice de sempre? “Quando for reapresentada ao seu guarda-roupa, estudando-o a fundo e usando sua imaginação, você ficará surpresa com o fato de ter mais combinações de roupas do que pensava. Comece a pensar em como peças diferentes ficariam ótimas combinadas. É uma delícia dar vida nova a roupas.

O Godllywood visa auxiliar mulheres em toda e qualquer situação, desde que ela deseje realmente ser auxiliada e moldada para uma mulher melhor. Conheça mais sobre o grupo e saiba como participar dos projetos clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francelino / Foto: Fotolia