Clima extremo: tufão Kalmaegi nas Filipinas e grande seca no Irã

O Irã poderá ter a capital mudada para o sul do país, por causa da crise hídrica

Imagem de capa - Clima extremo: tufão Kalmaegi nas Filipinas e grande seca no Irã

Nesta terça-feira, 4 de novembro, o tufão Kalmaegi deixou 26 mortes – muitas delas por afogamento – e cerca de 400 mil desabrigados nas Filipinas. Além disso, o Irã sofre com uma grande seca.

Tufão Kalmaegi:

Várias áreas no país oriental ficaram alagadas. Por exemplo, em vilarejos da ilha de Cebu e na província de Leyte. A situação surpreendeu a população e as autoridades por ser atípica. Como a água subiu muito rápido, as pessoas ficaram presas em casa. Um idoso, por exemplo, se afogou. Vale lembrar que, em setembro, o tufão Ragasa também havia passado pelo país.

Confira a notícia que foi ao ar pelo “Jornal da Record 24h”, no dia 4 de novembro:

Grande seca no Irã:

Outubro foi o mês com menores quantidades de chuvas em quase um século, no Teerã, a capital do Irã. Este é o quinto ano de seca no país. Assim, a população corre risco. O cenário está afetando até mesmo o serviço de energia do país. Então, uma das medidas do governo foi reduzir o fornecimento de água. Recentemente, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, anunciou que planeja mudar a capital para o sul, por causa da seca.

Fique de olho:

  • O mundo está passando por profundas transformações – tanto na geopolítica quanto no clima, por exemplo. E essas mudanças estão coincidindo com o que a Bíblia já nos antecipava: o planeta tem prazo de validade.
  • Desde o Jardim do Éden, a humanidade tem se distanciado cada vez mais de Deus. Porém, chegará um dia em que Ele colocará um fim à maldade humana. Esse período é conhecido como a “Grande Tribulação”, que ainda não começou. Porém os sinais são cada vez mais intensos. Não se trata de um acontecimento aqui e outro ali, mas de todo um contexto descrito pela Bíblia (sobre tudo, em Mateus 24).
  • Nos dias de hoje, pelas redes sociais, é possível notar que há muita confusão entre as pessoas sobre o que a Palavra de Deus realmente fala sobre este assunto. E isto é um perigo, porque o mal pode se utilizar dessa falta de entendimento para disseminar as mentiras que ele deseja – e, assim, distanciar a humanidade da verdade.
  • Por isso, procure saber o que a Bíblia diz. Você pode, por exemplo, conferir o livro “A Terra vai pegar fogo“, de autoria do Bispo Renato Cardoso ou aos conteúdos encontrados na plataforma Univer Video.

Leia também:

 

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock