Rede aleluia
Cinco conselhos do livro de Provérbios para uma vida feliz
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 23 de junho de 2020 - 14:22


Cinco conselhos do livro de Provérbios para uma vida feliz

Veja os ensinamentos que a Palavra de Deus tem para você

Cinco conselhos do livro de Provérbios para uma vida feliz

O tema principal do livro de provérbios é a Sabedoria aplicada nas experiências cotidianas da vida. Nele, Salomão, o principal autor, instruiu seus filhos de maneira singular e prática, dando a eles um verdadeiro manual de como viver bem. Seus conselhos se estenderam a todos os filhos de Israel e até hoje nos abençoam.

“As mensagens objetivas e expressivas do livro são ferramentas importantes para o completo desenvolvimento humano. Provérbios é para todos que desejam adquirir Sabedoria. [Para] obter os seus benefícios devem buscá-la por meio de um relacionamento com Altíssimo e a prática de Sua Palavra”, comenta o Bispo Edir Macedo na Bíblia Sagrada com suas anotações de fé.

Confira abaixo cinco conselhos retirados deste precioso livro e que, se aplicados, lhe guiam a uma vida feliz.

1-Não use o coração para decidir

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Provérbios 4:23

O coração é descrito pelas Escrituras como sede das emoções, dos hábitos e da vontade humana. Nele está a fonte dos desejos mais íntimos. Por isso, é importante guardá-lo do que é contrário aos Ensinamentos de Deus e das influências do pecado. Caso contrário, ele se tornará uma armadilha para a alma.

“Por ser enganoso e desesperadamente perverso, induz os que o seguem a cometerem inúmeros erros. Quem fundamenta suas decisões e atitudes no que sente e não no que a Palavra orienta, certamente sofrerá”, orienta o Bispo na Bíblia com suas anotações de fé.

2-Agir com prudência

O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.

Provérbios 14:15

Quem é imprudente dá crédito a tudo o que vê e ouve, por isso é facilmente influenciado e levado a sofrer danos. O prudente, no entanto, avalia e considera as palavras, situações e sugestões que recebe. É cauteloso em cada passo que dá. Além disso, quando recebe conselhos, analisa se de fato o ajudarão e descarta o que não lhe acrescenta, inclusive, no mundo virtual.

3-Autocontrole

Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.

Provérbios 25:28

A pessoa que não se domina está exposta ao sofrimento, da mesma forma que uma cidade sem muros aos ataques inimigos, pois age pelo impulso. Suas ações são tolas, ela não consegue usar a inteligência para ponderar e fazer as melhores escolhas. Aqueles que não se dominam acabam se entregando às paixões. Com isso, se tornam continuamente prisioneiros dos problemas.

4-Cuidado com as palavras

O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.

Provérbios 13:3

Aquele que não se importa com o que diz e com a maneira como fala terá a vida arruinada, pois sua língua desenfreada, suas palavras descontroladas e seus assuntos fúteis o levarão a pecar.

Para manter um bom relacionamento com as pessoas e com Deus, é necessário prezar pela boa comunicação e analisar o conteúdo de nossas conversas.

5-Confie em Deus

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Provérbios 3:5,6

O entendimento é a compreensão natural dos fatos da vida. Nasce com o ser humano para que ele possa ter direção nas questões simples. Por meio do seu raciocínio, o homem se diferencia dos animais e faz suas escolhas.

Mas o entendimento por si só é limitado, por isso, é tolice uma pessoa se apoiar apenas nele. O Eterno aconselha a confiarmos somente nEle, que é ilimitado, perfeito e altamente confiável. “Quem realmente é sábio fundamenta sua vida na confiança absoluta em Deus, e dessa forma não questiona a Sua vontade e não se entristece com Suas respostas”, explica o Bispo Macedo.


Cinco conselhos do livro de Provérbios para uma vida feliz
  • Rafaella Rizzo / Fotos: Getty Images 


reportar erro