Cientistas pesquisaram linhagens do coronavírus meses antes da pandemia de COVID-19

Jornal britânico 'The Telegraph' revelou a existência de documento que lança novas dúvidas sobre a origem da doença

Imagem de capa - Cientistas pesquisaram linhagens do coronavírus meses antes da pandemia de COVID-19

A origem do novo coronavírus, que desencadeou na pandemia de COVID-19, continua sendo foco de muitas questões ainda em aberto, bem como discussão e investigação em todo o mundo. Na quarta-feira (6), o jornal britânico ‘The Telegraph’ revelou a existência de documento que lança novas dúvidas sobre a origem da pandemia.

O texto indica que cientistas chineses da cidade de Wuhan — onde os primeiros casos surgiram — e cientistas americanos estavam pesquisando o vírus meses antes da pandemia. Eles teriam planejado, ainda em 2018 (um ano antes dos primeiros casos de COVID-19), criar em laboratório linhagens do coronavírus que não existiam na natureza.

Tal intenção aparece num pedido de financiamento feito à agência de pesquisas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A proposta que partiu do Instituto de Virologia de Wuhan não foi aceita. Entretanto, a existência de documentos são evidências da pesquisa. A China nega que a doença tenha surgido de estudos neste laboratório.

Assista à matéria exibida no Jornal da Record sobre o caso:

Busca por uma resposta

O aparecimento de nova hipótese sobre a origem da pandemia de COVID-19 rememora nosso principal questionamento desde o início dos casos da doença: será que um dia ainda saberemos a verdade sobre quem são os verdadeiros responsáveis e sobre como tudo isso começou?

A saber, no início deste ano, o Instituto de Virologia de Wuhan excluiu o seu principal banco de dados de amostras e sequências virais. Vale ressaltar que sem esses dados é impossível analisar o trabalho recente realizado pelo laboratório chinês, localizado na cidade onde se sugere que o vírus já circulasse antes do primeiro caso vir à tona.

Descobrir a origem do vírus é muito importante para evitar casos semelhantes. A pandemia estabeleceu um antes e um depois na vida de milhões de pessoas que perderam familiares e amigos. Além disso, enfrentaram uma crise econômica, social e de saúde mental, sem precedentes. Com tudo isso, a população do mundo todo espera uma resposta.

Ademais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório a respeito da origem da doença, mas classificou o tema como inconclusivo. Clique aqui e saiba mais.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock