Cientistas brasileiros descobrem substâncias eficazes contra a COVID-19

As descobertas foram realizadas por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Imagem de capa - Cientistas brasileiros descobrem substâncias eficazes contra a COVID-19

Cientistas brasileiros encontraram quatro drogas eficazes no combate à COVID-19. As descobertas foram realizadas por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Conforme noticiou o site Só Notícia Boa, o estudo envolveu testes em células vivas cultivadas em laboratório e simulações em computadores. De 65 compostos químicos investigados, quatro obtiveram bons resultados: o brequinar, o acetato de abiraterona, o extrato de Hedera helix e a neomicina.

“O mapeamento das interações das drogas com os sistemas biológicos do corpo humano e do vírus indica como as substâncias – cuja eficácia foi demonstrada nos testes in vitro – poderiam atuar no sistema biológico”, informou ao site a coordenadora do Laboratório de Biologia de Sistemas de RNA da UFMG Ludmila Ferreira.

Os resultados não demonstram que, sozinha, alguma dessas drogas seja capaz de eliminar a COVID-19. Mas, aponta que a utilização delas no combate à doença deve ser melhor investigado, pois elas podem prestar auxílio importante nesse combate.

Outra droga que se mostrou eficaz contra a COVID-19 durante os testes foi o anti-inflamatório dexametasona. Clique aqui e saiba mais sobre ele.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images