Celebração especial marca os 7 anos do Calebe na África do Sul

Durante ação foi realizada uma oração determinando a bênção, além de atividades e serviços

Imagem de capa - Celebração especial marca os 7 anos do Calebe na África do Sul

O grupo Calebe completou 7 anos recentemente e uma celebração especial aconteceu em Johanesburgo, a maior cidade da África do Sul, e também em todo o país. Mais de 1.500 pessoas participaram do evento que falou sobre Salvação, além de oferecer atividades e serviços gratuitos. Ademais, também foram feitas visitas em casas de repouso.

Durante o encontro, foi realizada uma oração determinando a bênção na vida de todos os presentes. O pastor Gutemberg Santos, responsável pelo trabalho do grupo Calebe no país, falou sobre o cuidado que Deus tem com cada um deles e a importância da Salvação.

“Moisés, quando desceu do monte (Êxodo 19:6-8), falou com os anciãos do povo tudo o que Deus havia falado a ele. Podemos observar a consideração que Deus tem pelos mais velhos. O idoso não pode se anular ou se sentir desprezado por causa da idade, mas saber do amor e cuidado que Deus tem por cada um deles. Temos que manter esta palavra dentro de nós. E, onde estivermos, crer que não estamos sozinhos. Mas, que Deus está sempre presente e quer falar conosco, porque somos importantes para Ele, não importando a idade. Deus não vê nosso exterior, mas vê nossa alma, por isto temos que cuidar dela diariamente”, explicou.

Palestras e serviços sociais gratuitos

O evento contou ainda com o apoio de cerca de 250 voluntários que ministraram palestras informativas sobre temas como prevenção da violência contra o idoso, importância de uma alimentação saudável, benefícios dos exercícios físicos e prevenção de doenças. Também aconteceram aulas de artesanato, apresentações de danças e foram servidos lanches. Em diversas localidades foram oferecidos também serviços sociais gratuitos, por exemplo, cortes de cabelo, maquiagem, massagem, aferição de pressão arterial.

O comerciante Edward Damu, de 41 anos, é membro do Calebe e conta como é gratificante fazer parte do grupo. “O aniversário do Calebe foi realmente uma bênção e muito inspirador para todos. Além de ouvir a palavra de fé, os idosos aprendem a exercer seus direitos e a viver com saúde. Também aprendemos o objetivo do grupo, que é não perder a nossa salvação por causa dos desafios diários que enfrentamos. O grupo Calebe também me ensinou a ser uma pessoa mais paciente e como me tornar um bom ouvinte.”

Nesse ínterim, também foram feitas visitas em casas de repouso, para aqueles que de alguma forma ficaram impossibilitados de chegar até a Igreja onde o evento estava sendo realizado na sua localidade. Voluntários ofereceram seu tempo para cuidar daqueles que, muitas vezes, são esquecidos até mesmo pelas famílias, repassando os ensinamentos que recebem no grupo.

“O evento de aniversário do Calebe foi muito especial para mim, pois, aprendi como me cuidar melhor. É muito importante que os idosos sejam cuidados e motivados com atividades diferentes. Mas, o principal é alimentar nossa vida espiritual com a Palavra de Deus. E, o Calebe tem feito isto por nós por meio de cada reunião”, afirmou a enfermeira Lillian Hlongwane, de 65 anos, que também é obreira e voluntária do grupo.

Cuidados com a saúde e o bem-estar do idoso

Em Johanesburgo, houve a presença de policiais e profissionais da saúde. O paramédico David Selemogo abordou duas questões de suma importância que afetam as pessoas idosas em todo o mundo: diabetes e o descontrole da pressão arterial. Durante a palestra com o paramédico, os idosos foram instruídos a cuidar da saúde com equilíbrio e se alimentar com disciplina.

A maratonista e preparadora física Argentina Senda também esteve presente e falou sobre a importância do exercício físico na melhor idade para a prevenção de doenças, tais como artrite e artrose. Ela ainda deu dicas de exercícios diários que podem ser feitos em casa. Os policiais, por sua vez, palestraram sobre a prevenção da violência e outros abusos contra os idosos.

“O evento foi incrível. Todos estavam recebendo as informações atentos ao que estávamos passando para eles. E, depois que terminamos, um deles se aproximou de nós e agradeceu por abrirmos os olhos deles sobre os temas abordados. Nós, realmente, apreciamos a oportunidade que nos foi dada em colaborar”, concluiu a sargento Nthabiseng Mduli.

7 anos de grupo Calebe

Quer saber mais sobre o grupo e ser um voluntário? Acesse as redes sociais do Calebe e informe-se diariamente. Procure também pelo endereço de uma Universal mais perto de sua casa e converse com o responsável da região.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas