Campanha 'Vida Sobre Trilhos' vai às estações do Metrô para evitar suicídios
Crise causada pela pandemia da Covid-19 deve provocar um aumento de até 30% no número de casos
Nesta terça-feira (18), tem início a campanha “Vida Sobre Trilhos”, uma iniciativa do programa social Help FJU, mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus. O objetivo da ação é oferecer um canal de diálogo para pessoas que estejam pensando em tirar a própria vida.
O estudo “COVID-19, Desemprego e Suicídio”, publicado na edição de maio da revista científica “The Lancet Psychiatry”, apontou que a crise econômica e social causada pela pandemia da COVID-19, provocará um aumento de 20 a 30% no número de suicídios em todo o mundo. De acordo com o artigo, quase 800 000 pessoas tiram a própria vida todos os anos.
Durante a campanha “Vida Sobre Trilhos”, os voluntários do programa social estarão presentes em estações da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, com banners e mesas de atendimento, para conversar e oferecer apoio emocional aos passageiros que transitam pelo local. Cerca de 620 mil pessoas circulam por essa linha, todos os dias.
“Vida Sobre Trilhos”
Como não pode haver a distribuição de material impresso para se evitar o contágio pelo novo coronavírus, os banners da campanha trazem sinais QR Code, que levam a postagens motivacionais e conteúdo informativo. Além disso, os voluntários respeitarão todas as determinações das autoridades sanitárias, como o uso do álcool em gel nas mãos, a manutenção do distanciamento social e a utilização de máscara.
O responsável nacional pelo Help FJU, Cadu Souza, avalia que, em meio a pandemia, um problema que já era crítico, agravou-se. “Em locais como esses — estações de metrô –, é frequente que pessoas atentem contra a própria vida”. O programa é uma iniciativa da Força Jovem Universal (FJU).
Cadu explica que a ação “Vida Sobre Trilhos” tem início agora, em agosto, para mostrar que o problema exige uma atenção maior e mais constante da sociedade, e não apenas no mês de setembro, quando acontece em todo o Brasil a campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”.
Mais empatia
O estudo divulgado pela revista “The Lancet Psychiatry” relatou, ainda, que “para cada pessoa que comete suicídio, existem outras 20 pessoas que realizam tentativas de suicídio”, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Mesmo antes da pandemia, as pessoas já estavam transbordando sem ter ninguém para ouvi-las. Um dia a dia de correria, cada um atrás de seus objetivos e metas. É muito trabalho e nenhum tempo para ouvir o outro, ou até mesmo a si próprio”, analisa a psicóloga Tatiane Albuquerque, voluntária do Help FJU.
“Em um mundo de julgamentos e nenhuma empatia, este trabalho social é extremamente necessário. Me sinto muito honrada de fazer parte de um projeto, que em tempo de pandemia, pode ajudar alguém a trilhar o caminho para se superar. É uma oportunidade de fazer a diferença no mundo de alguém”, conclui a voluntária.
Agenda: Lançamento da campanha “Vida sobre Trilhos”
Data: 18/8
Horário: Das 13h30 às 16h
Local: Estação AACD-Servidor / Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo