Calebe criativo
Evento auxilia mais de 94 mil pessoas no Brasil e no exterior
Nos dias 25 e 26 de março, o evento Calebe Criativo reuniu mais de 94 mil pessoas no Brasil e no exterior. Com o objetivo de contribuir para despertar o potencial criativo de pessoas que estão na terceira idade, a iniciativa contou com exposição de artesanato, oficinas, atividades especiais, apresentações artísticas e promoveu palestras.
Criado em
2011, o Grupo Calebe Universal realiza inúmeras atividades para colaborar com o desenvolvimento físico, psicológico e espiritual dos milhares de idosos atendidos diariamente pelo projeto no Brasil e em todo o mundo.
O evento Calebe Criativo surgiu com a ideia de amplificar o conhecimento e o potencial criativo dos integrantes do grupo e, por meio de atividades como artesanato, pintura e culinária, impulsionar a interação social entre eles.
No Brasil, 65 mil pessoas foram beneficiadas com a mobilização especial que aconteceu em 2.223 locais. No exterior, cerca de 29 mil pessoas participaram, em mais de cinco mil localidades diferentes.

Os participantes utilizaram seus trabalhos para compartilhar suas experiências de vida. A mexicana Juana Martínez, de 77 anos, conta como as atividades propiciadas pelo grupo têm lhe ajudado em diferentes aspectos: “me sinto bem por estar no Calebe. Há muitas oficinas que amo. Gosto de pintar, fazer flores e costurar. O grupo tem mudado minha vida e me feito mais forte!”
Em números
No decorrer do evento foram realizadas 341 aulas de culinária, 2.609 de artesanato, 120 de pintura e 89 apresentações musicais. Cerca de 2,8 mil peças de artesanato foram doadas aos convidados.
Também foram distribuídos 200 quilos de alimentos e 2.613 lanches aos presentes, além de 200 kits de higiene. Além disso, 41 livros e outros prêmios, como relógios, tostadeira, panela de arroz, tablet e cadeira de rodas, foram doados.

A importância
Cada ação organizada pelo grupo visa, além de aproximar a terceira idade e a sociedade, valorizar o trabalho e a capacidade dos idosos. Para a voluntária Isabel Santos, de 53 anos, que realiza o trabalho na cidade de Campinas (SP), o evento oferece a “oportunidade de despertar nos participantes o potencial criativo que todo mundo tem, mas que, com o avanço da idade, vai ficando um pouco mais esquecido”. Ela afirma que participar do Calebe faz a diferença para aumentar a qualidade de vida de cada integrante.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo