Brasil vai iniciar testes de vacina contra COVID-19

Testes serão guiados e analisados pela Universidade de Oxford

Imagem de capa - Brasil vai iniciar testes de vacina contra COVID-19

O Brasil será o primeiro país fora da Inglaterra a testar a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Mil trabalhadores da área da saúde receberão o remédio.

Esses voluntários serão soronegativos para COVID-19. Ou seja: não podem ter anticorpos contra a doença antes de tomarem a vacina. O objetivo é averiguar se o remédio é capaz de produzir esses anticorpos.

A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que os testes sejam realizados no Brasil foi publicada pelo Diário Oficial no dia dois de junho. O Ministério da Saúde prestará o suporte necessário.

Vacina mais provável

A vacina desenvolvida por Oxford é a mais promissora entre as mais de 70 que estão sendo desenvolvidas no mundo.

Em apenas dois meses, ela avançou da fase um para a fase 3 e agora 10 mil voluntários de diversos países do mundo receberão as doses.

Os resultados serão divulgados entre dois e seis meses a partir dessa semana, quando os novos testes têm início.

Quem explica é a médica imunologista brasileira Daniela Ferreira. Ela é especialista em infecções respiratórias e desenvolvimento de vacinas e atualmente é líder dos testes na Escola de Medicina Tropical de Liverpool (Inglaterra).

À imprensa, Ferreira afirmou: “O que está acontecendo agora é um trabalho de envolvimento global, com todos os cientistas compartilhando conhecimento em tempo real. A vacina é para o mundo inteiro; tem de haver uma colaboração internacional e tem de ser solidária, não pode ser ditada por interesses comerciais e preços”.

A indústria farmacêutica que produzirá a vacina afirmou que está pronta para produzir um milhão de doses ainda em 2020, caso os testes sejam positivos.

Ademais, ela deve ter um preço baixo de produção e ser fabricada em vários locais do mundo, facilitando a logística. Clique aqui e saiba mais sobre ela.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images