Brasil é terceiro país com mais casos de diabetes no mundo

Por que alimentação correta pode ajudar no controle da doença

Imagem de capa - Brasil é terceiro país com mais casos de diabetes no mundo

O número de portadores de diabetes com menos de 20 anos é de 1,1 milhão, de acordo com o 9º IDF Diabetes Atlas. O relatório anual divulgado recentemente pela Federação Internacional da Diabetes (IDF, da sigla em inglês), organização que congrega associações especializadas na doença em 168 países, aponta que na América Latina 127,2 mil pessoas convivem com a doença. O Brasil possui o maior número de registros: cerca de 95,5 mil.

No ranking mundial, nosso país está na terceira colocação e fica atrás somente dos Estados Unidos e da Índia. De acordo com a IDF, a posição brasileira entre os primeiros do ranking se deve ao índice populacional. O relatório acrescenta que o número de casos registrados em nível mundial é um fenômeno “motivado por uma complexa interação entre fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos”.

Para a doutora Siomara Tauil, endocrinologista da clínica Eye Corp, em São Paulo, além das causas acima, a obesidade é um grande fator de risco para a diabetes. “Nas crianças que já têm predisposição genética para a doença, o excesso de peso pode causar uma situação de resistência à ação da insulina e o organismo não consegue usá-la para controlar de forma adequada os níveis de açúcar no sangue”, explica.

Na opinião da endocrinologista, os hábitos alimentares familiares quanto à qualidade e à quantidade do que é consumido também pesam.

“As pessoas não têm tempo para cozinhar e vivem fazendo refeições rápidas, como fast-food, o que acaba influenciando na alimentação dos filhos. Com isso, a obesidade tem aumentado cada vez mais entre os adultos e também entre as crianças, que aprendem com o que veem em casa”, analisa.

A verdade é tudo que consumimos afeta nosso corpo e, se a pessoa já é diabética, o cuidado tem que ser redobrado. Isso porque o controle da glicose no sangue pode evitar que surjam doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e do triglicérides e problemas articulares desenvolvidos pelo excesso de peso. Mas, independentemente da predisposição genética, um cristão verdadeiro é inteligente para ter cautela em relação à sua alimentação porque sabe que o seu corpo é o Templo de Deus e deve ser muito bem cuidado.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty Images