Bispo Renato Cardoso responde às fake news da Folha de S.Paulo

Confira o vídeo que prova que o jornal divulgou mentiras

No dia 6 de junho, o jornal Folha de São Paulo publicou notícias falsas sobre a Universal. E, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 8 de junho, o Bispo Renato Cardoso abordou sobre o ocorrido.

“No último fim de semana, o jornal divulgou que a Igreja Universal estaria em dívida com o Governo (devendo impostos, tributos) e teria se beneficiado de um ‘perdão de dívida’ do Governo (o que é mentira). A Universal não tem dívida com o governo. Além dessa fake news, também foi divulgado que, no Templo de Salomão, em meio à pandemia, em que as igrejas estavam fechadas por decretos, eu teria pedido às pessoas que doassem seu auxílio emergencial”, iniciou o Bispo Renato.

Então, ele acrescentou que a matéria deveria conter o vídeo com o trecho do momento em que foi explicado sobre o propósito. Confira:

“Onde está o jornalismo que apresenta a prova? Não existe”, analisou.

O que o vídeo mostra?

No vídeo, fica claro que a intenção da mensagem foi despertar no ouvinte a fé de não depender de um auxílio emergencial ou de uma cesta básica.

Em outras palavras, é preferível desenvolver o pleno potencial de realização de uma pessoa ou fazê-la depender de benefícios de políticas públicas?

Mensagem embasada na Bíblia

“Então, a intenção dessa palavra, o contexto, foi a passagem bíblica em que Jesus – em uma situação de fome, em que milhares de pessoas estavam em um estado em que não havia comida ou dinheiro (semelhante ao que aconteceu com milhões de pessoas no Brasil, durante a pandemia) – tomou um cesto com pão e peixe de um jovem. Mas o que Ele fez? Ele multiplicou e alimentou uma multidão”, acrescentou o Bispo.

Vale acrescentar, que esta é uma passagem bíblica muito conhecida de católicos, evangélicos e leitores das Escrituras (Mateus 14:13-21, Marcos 6:31-44, Lucas 9:10-17 e João 6:5-15).

Qual é o real interesse da matéria com isso?

Semelhantemente, o mesmo jornal apontou com desrespeito para o missionário R.R. Soares.

“Você vê que o interesse deles não é a verdade. O interesse desse veículo é agredir a inteligência das pessoas e a fé dos cristãos. Porque não há uma busca por fatos”, concluiu o Bispo.

Desse modo, é importante que as pessoas saibam consumir as informações de maneira crítica, avaliando se aquilo é verdade ou não, em vez de acreditar prontamente no que está sendo exposto.

Confira a mensagem na íntegra e entenda mais sobre o assunto:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images