Bispo da Igreja Católica renuncia, após envolvimento em orgia gay

O papa Francisco aceitou a sua renúncia, após o caso vir à mídia. Saiba mais

Imagem de capa - Bispo da Igreja Católica renuncia, após envolvimento em orgia gay

Mais um escândalo sexual da Igreja Católica vem à tona. Desta vez, o papa Francisco aceitou a renúncia de um bispo polonês, após rumores de orgia gay.

Entenda o caso:

No dia 24 de outubro último foi aceito pelo papa Francisco a renúncia do bispo polonês, Grzegorz Kaszak, de 59 anos, depois do seu envolvimento em uma orgia gay, que teria acontecido no apartamento de um padre da diocese de Sosnowiec. Inclusive, há ainda relatos sobre violência entre o clero local.

A sua saída ocorreu um mês após a divulgação da orgia, que desencadeou em uma investigação criminal, pois um dos participantes diz ter desmaiado por ingerir comprimidos contra disfunção erétil.

“O evento foi organizado pelo padre e era puramente sexual. Os participantes tomaram pílulas para impotência”, disse uma testemunha ao jornal Gazeta Wyborcza.

Com a renúncia, o bispo Grzegorz Kaszak deixou o cargo antes de completar a idade padrão de aposentadoria, que é 75 anos, devido ao escândalo.

O que analisar:

Essa não é a primeira vez que a diocese polonesa é envolvida em casos polêmicos.

Em 2010, um reitor do seminário de Sosnowiec teria entrado numa briga em uma boate gay. Ele permaneceu no cargo por mais de um ano após a divulgação do caso. 

Já em março deste ano, um diácono, de 26 anos, foi morto na mesma cidade. Ele foi encontrado com ferimentos que indicavam homicídio. De acordo com informações, ele foi assassinado por um padre de 40 anos, que logo depois se suicidou.

Veja também:

Mais de 600 crianças foram abusadas sexualmente na Igreja Católica alemã

Inquérito revela que 216 mil crianças foram vítimas de abusos pelo clero da Igreja Católica

Ex-cardeal da Igreja Católica, Theodore McCarrick, foi acusado de pedofilia

Reportagem da BBC expôs a história de sequestro, tortura e tráfico mantido pelo Catolicismo durante séculos.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock