Inquérito revela que 216 mil crianças foram vítimas de abusos pelo clero da Igreja Católica

Mais um número assustador mostra a crueldade praticada pela instituição durantes anos. Entenda

Imagem de capa - Inquérito revela que 216 mil crianças foram vítimas de abusos pelo clero da Igreja Católica

Um novo inquérito descobriu que cerca de 216 mil crianças foram abusadas sexualmente pelo clero da Igreja Católica Francesa desde 1950. De acordo com o relatório, havia pelo menos 3 mil abusadores dentro da instituição e o responsável pela investigação ainda acusa que a igreja demonstrou uma “indiferença cruel para com as vítimas”.

Com quase 2.500 páginas, o documento afirma que a maioria das vítimas eram meninos, muitos deles com idade entre 10 e 13 anos. O chefe do inquérito, Jean-Marc Sauvé, informou aos jornalistas que a Igreja Católica não apenas falhou em prevenir os abusos, como também em denunciá-los.

“Houve um monte de negligência, de deficiência, de silêncio, um encobrimento institucional”, disse ele.

A investigação revela que o número de crianças abusadas, só na França, pode chegar a 330 mil, contando as violências cometidas também por membros da instituição, como professores de escolas católicas.

Anos de violência

Sobretudo, essa não é a primeira vez que a Igreja Católica está envolvida em crimes de pedofilia e abusos sexuais. Casos recentes, como o do ex-cardeal da Igreja Católica, Theodore McCarrick, que foi acusado de pedofilia, por abusar de crianças em sua casa de praia. O processo foi aberto em Nova Jersey (EUA) e veio à tona em julho do ano passado, quando foi acusado de abusar de mais uma pessoa. Já em maio deste ano, uma reportagem da BBC expôs a história de sequestro, tortura e tráfico mantido pelo Catolicismo durante séculos.

Os casos são inúmeros e por muito tempo ficaram escondidos debaixo dos panos. Porém, a verdade se torna libertadora na vida de quem a escolhe. No instante em que é revelada, os enganos e as mentiras não têm mais vazão. Foi o que aconteceu com o ex-padre jesuíta, Alberto Rivera.

Sua história de vida e as verdades que ele descobriu ao longo dos anos dentro da instituição católica (o que o fez despertar) são contadas na coleção de revistas em quadrinhos, chamada Alberto.

Toda coleção das revistas Alberto está disponível no Arca Center. Acesse aqui e adquira.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock