Aviso: o que você cobiça vai envergonhá-lo
A Palavra de Deus nos ensina que aquilo que cobiçamos acaba nos envergonhando. A maioria das pessoas não tem consciência da sua cobiça que, apesar de ser uma coisa básica do ser humano, tem seu lado ruim e, por isso, Deus achou importante, entre tantas coisas, regulá-la por meio dos Dez Mandamentos, determinando “não cobiçarás”.
Cobiçar é quando você deseja algo de forma doentia e que não vai fazer bem para você. Diferentemente de um desejo ou de um sonho, a cobiça parte de um desequilíbrio, pois leva a pessoa a fazer qualquer coisa para obter aquilo que quer.
Algumas pessoas cobiçam o dinheiro e uma vida bem-sucedida porque já passaram por privações e necessidades, mas assim a cobiça pode envergonhá-las. Por exemplo: a cobiça pode levar a pessoa a se envolver em esquemas para ganhar mais, fazer alguma coisa ilegal ou tentar burlar o governo ou o patrão. Ela faz qualquer coisa pelo dinheiro, uma vez que quer alcançar um objetivo, mas esquece que, depois, tudo virá à tona e vai envergonhá-la. É exatamente como a Palavra de Deus diz: “porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes” (Isaías 1.29).
Essa Palavra não fala somente da cobiça, mas também do fato de trocar Deus por alguma coisa. Tudo foi criado por Deus: dinheiro, amor, inteligência e todas as outras coisas, mas, se você elevar qualquer desejo ao nível da cobiça, aquilo se tornará o seu deus e, no futuro, vai fazê-lo ser envergonhado.
Talvez você já tenha passado ou esteja passando por isso e já teve de lidar com a vergonha. Quem sabe você ainda esteja no caminho inicial, hipnotizado pela cobiça e ainda não teve de lidar com as consequências dela. Seja qual for a sua situação, a cura para isso é ter uma única cobiça em toda a sua vida: cobiçar apenas a intimidade com Deus. Assim, dentro desse relacionamento, qualquer outro desejo estará subjugado à obediência a Ele e você estará protegido de si mesmo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo