Autismo: entender é a chave para amar e ajudar

Josi Boccoli realiza sessão de autógrafos em evento que reuniu cerca de 600 pessoas na EBI do Templo de Salomão

No último dia 16/07 aconteceu a sessão de autógrafos do livro “Autismo: entender é a chave para amar e ajudar“. A autora, Josi Boccoli, esteve na EBI do Templo de Salomão conversando com leitores e tirando fotos.

Detalhes:

Nesta obra, Josi conta sua trajetória para descobrir que o filho Gabriel era autista. Além disso, divide suas lágrimas, medos, conflitos, sua dependência de Deus e a sua fé durante todo esse processo.

O momento reuniu aproximadamente 600 pessoas – entre educadoras, pais e pessoas com alguma ligação com crianças autistas – e contou com distribuição de pipoca, suco e algodão doce.

Porque isso é importante:

O conteúdo do livro pretende auxiliar profissionais, familiares, educadoras da Escola Bíblica Infantil (EBI) e todas as pessoas que lidam com crianças portadoras deste diagnóstico.

Viviane Mello e Rose Amorim

Para Viviane Mello, responsável nacional da EBI, o conteúdo da obra acrescentará no trabalho das educadoras. “Por serem voluntárias nem todas as educadoras têm conhecimento sobre as crianças especiais e suas necessidades. E as técnicas que Josi precisou desenvolver para ajudar seu filho, as ajudam a entender as necessidades das crianças autistas, dando noção de como recebê-las”, explicou.

A presidente da ABADS (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social), Rose Amorim, também prestigiou o evento. “O principal benefício desse livro é a informação. Afinal, quanto mais informações as famílias têm sobre o autismo, melhor. O livro é especial, fala de fé, perseverança e traz esperança para essas famílias. Além disso, ajuda as pessoas a entenderem o autismo e ajudar quem enfrenta esse diagnóstico. Nós também fizemos parte da vida da Josi, pois foi na ABADS que ela conseguiu o diagnóstico do filho, isso valida nosso trabalho”, comentou. A instituição atende mensalmente em média 780 pessoas autistas, entre bebês, crianças, jovens e adultos.

autismoA pedagoga Brunna Guerra (foto ao lado) também participou do evento e, da mesma forma, acredita que o ponto de vista de Josi, como mãe, também colabora para o trabalho de profissionais. “A leitura do livro agrega muito com respeito à inclusão, saber como lidar com eles, as dicas que a Josi nos dá e as dificuldades que ela enfrentou nos ajuda a entender as dificuldades dos autistas, por exemplo, a ter atenção durante as crises e como evitá-las. Além disso, as dicas que ela dá podem ser aplicadas em sala de aula”, falou.

A importância para as famílias:

Patrícia Brune, de 39 anos, veio de Rondônia para acompanhar a sessão de autógrafos e adquirir seu exemplar. A funcionária pública descobriu que o filho era autista quando tinha apenas 3 anos, por meio de um atraso na fala.

“Na hora que você tem a notícia te assusta muito, pois você tem medo dele não ser independente. Nos momentos de insegurança, é a fé que te sustenta. Hoje, ele tem 5 anos e estou muito animada para ler o livro. Acompanho a autora no Instagram e tenho aprendido muito”, contou.

Com a experiência de Josi, a dona de casa Francisca Iranice (foto abaixo), de 33 anos, descobriu um propósito de vida: ajudar outras mães de autistas. “Enfrentei muitas lutas contra o preconceito, a falta de tratamento digno, aceitação na escola e entender o mundo dele. Quando eu conheci a história da Josi eu ainda estava enfrentando muitos conflitos internos e frustração. Mas com a experiência dela consegui entender a minha missão com meu filho autista: ajudar outras mães. Faço de tudo para fazer esse livro chegar a outras pessoas, mostrando que assim como eu e a Josi vencemos, elas também podem. Hoje eu só ajudo outras mães, porque a história da Josi me ajudou”, relata.

O resultado:

Ao fim do evento, Josi Boccoli saiu feliz ao ver tantas famílias alcançadas com sua experiência.

“Foi extremamente gratificante ouvir relatos de leitores durante o evento e ver tantas mães e educadoras da EBI com sede de aprender. O evento foi perfeito, deu pra ver que foi preparado com muito carinho, só tenho que agradecer a EBI e a Universal por abraçar o autismo. Hoje podemos dizer que a EBI é inclusiva, isso é maravilhoso e faz a igreja ser um exemplo em acolher a todos”, afirma a autora.

Ademais, para adquirir o livro, acesse o site Arca Center.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Rafaella Rizzo