Aumento de crimes com facas leva jovens às ruas de Londres

Marcha “Life’s Worth Living” alertou para “epidemia de esfaqueamentos”

Imagem de capa - Aumento de crimes com facas leva jovens às ruas de Londres

Segundo um relatório criminal do Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido, os crimes com facas na Inglaterra – mais significativamente em Londres – totalizaram 47.136 ocorrências, entre 2018 e 2019, o que representa um aumento de 8% no período.

Para ajudar a combater aquilo que as autoridades britânicas estão chamando de “epidemia de esfaqueamentos”, a 3ª edição da marcha “Life’s Worth Living” (Vale a Pena Viver, em inglês) realizada pelo programa social Força Jovem Universal (FJU) de Londres, no dia 27/7 às 15h, reuniu mais de 900 jovens contra o crime com armas brancas.

A passeata teve início no Canning Town e terminou no Stratford Park, e contou com uma multidão alegre, munida de cartazes, que cantava e dançava, atraindo a atenção de todos por onde passavam. Pedestres filmavam e pediam mais informações sobre a ação, enquanto motoristas buzinavam em apoio a causa.

Nem a chuva no último trecho da marcha foi capaz de desanimar os jovens. Eles caminharam até o Startford Park, onde houve a finalização do evento, marcado por apresentações culturais dos integrantes da FJU e também pela presença de autoridades locais.

A luta pela causa

O evento abordou o impacto da onda de crimes com armas brancas e trouxe o depoimento de pessoas já foram afetadas por ela.

“Todos estamos unidos, e unidos estaremos trabalhando para vencer este problema recorrente”, declarou o responsável pela FJU no País, Ade Titilawo, em seu discurso.

O voluntário Moyosola Sonupe é uma dessas pessoas. Ele pertencia a uma gangue e foi esfaqueado duas vezes, mas mudou completamente o rumo de sua vida quando conheceu a FJU. Hoje, rodeado de boas amizades, incentiva outros jovens a mudarem de vida.

Titilawo também relembra o depoimento de uma mãe que estava na passeata e que perdeu o filho como resultado da violência com facas. “Ela abraçou a causa e lembrou aos outros jovens que perdeu o filho, e não queria que nenhum outro jovem morresse dessa forma”.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas