Aumento de casos do metapneumovírus preocupa especialistas na Austrália

Entenda o que está acontecendo também em outros países, como Estados Unidos e Portugal

Imagem de capa - Aumento de casos do metapneumovírus preocupa especialistas na Austrália

Cerca de 5 meses após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar o fim da emergência mundial sobre a pandemia de Covid-19, que deixou milhões de mortos no mundo, o reaparecimento e crescimento de casos de outras doenças demandam cautela e acendem alerta em alguns países como Índia, Austrália e Estados Unidos, além de Portugal.

Entenda os casos mais recentes:

  • Recentemente, na Índia, sul da Ásia, escolas e escritórios foram fechados em Kerala, estado no sul do território, para conter um surto do vírus Nipah. Duas pessoas morreram e seis testaram positivo para a infecção pelo vírus que pode ocorrer de forma assintomática ou, nos casos mais graves, causar distúrbio respiratório agudo e encefalite fatal.
  • A doença zoonótica — transmitida de animais como porcos e morcegos — afeta o sistema respiratório e o sistema nervoso central. Também pode ser transmitida por meio de alimentos contaminados e por contato com alguém infectado. Segundo a OMS, nenhum novo caso foi detectado desde 15 de setembro, mas centenas de contatos de casos confirmados estão sob observação.
  • Por sua vez, o metapneumovírus humano, desconhecido para grande parte da população, está se espalhando e um aumento no número de casos já preocupa especialistas na Austrália, país insular na Oceania. Em uma semana, mais de 1100 casos foram detectados em Nova Gales do Sul, província onde se encontra a capital do país (Sydney). Mas há suspeitas de que o número real seja ainda maior.
  • O vírus, que pode ter riscos graves em pessoas idosas e crianças de menos de cinco anos, causa sintomas parecidos com o de outras viroses respiratórias. Por exemplo, febre, dor de cabeça, dificuldade para respirar, coriza, tosse e pode agravar para quadros de bronquite e pneumonia. O metapneumovírus também já foi registrado nos Estados Unidos e Portugal.

Vale destacar que:

  • Em meados de 2018, ainda cerca de dois anos antes da pandemia de Covid-19, a OMS já tinha feito um alerta sobre as 10 doenças perigosas para o futuro da humanidade, com potencial de se espalharem pelo mundo. Na ocasião, o intuito foi estabelecer uma prioridade às pesquisas médicas e gerar reflexão sobre planos de contingência. No topo da lista estava o vírus Nipah e entre o rol de doenças listadas algumas síndromes respiratórias importantes.

  • Não somente a OMS, como profissionais da área da saúde do mundo todo sabem dos riscos que envolvem uma doença viral que se alastra entre a população. Embora, na Austrália, os profissionais não acreditem que o metapneumovírus se transforme em uma pandemia, as autoridades recomendam que os cidadãos tomem os cuidados preventivos usuais. Por exemplo, higienizar as mãos e utilizar máscaras, evitando espalhar ainda mais a transmissão da doença.

O que você precisa saber:

Já ouvimos, em algum momento da vida, que este mundo vai acabar, como fala a Bíblia em Apocalipse. Contudo, não se sabe quando. Apenas Deus sabe. A Bíblia faz algumas referências sobre males de saúde que atingirão as pessoas. Por exemplo, no capítulo 6, vemos a menção ao “cavalo amarelo”, que representa a grande mortandade que vai assolar a Terra, durante o domínio do anticristo.

Um dos sinais do fim dos tempos é a aparição de novas doenças capazes de dizimar a população mundial. O Senhor Jesus, quando falava aos discípulos sobre os sinais que antecederão o fim, afirmou que doenças estariam presentes. “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” Mateus 24: 7

  • “Fomes e pestes. Esse é mais um dos sinais da volta do Senhor Jesus (…) As pestes ou epidemias que durante séculos ceifaram a vida de milhares de pessoas em várias partes do planeta serão mais frequentes. Nós temos visto isso em nossos dias, pois até mesmo doenças que eram consideradas erradicadas têm ressurgido em algumas partes do mundo, deixando as nações em estado de alerta”, disse o Bispo Edir Macedo, em seu comentário na Bíblia Fiel Comentada.

Participe da série de estudos “Os 4 Cavaleiros do Apocalipse“:

Os 4 Cavaleiros do ApocalipseDevemos não apenas estar atentos a estes sinais e entendê-los, como também nos preparar para eles. Por isso, para promover maior compreensão sobre o assunto, desde 20 de setembro último, às quartas-feiras, acontece uma série de estudos especiais sobre o fim dos tempos: “Os 4 Cavaleiros do Apocalipse“. Clique aqui e confira o que já foi falado.

Não perca o próximo episódio da série. Portanto, esteja conosco em mais um encontro de fé, na próxima quarta-feira, dia 11/10. Você pode participar, às 20h, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza