Atenção ao golpe do empréstimo consignado

Bancos e financeiras depositam dinheiro em contas sem autorização de seus donos e cobram pelo empréstimo. Fique atento 

Imagem de capa - Atenção ao golpe do empréstimo consignado

Alguns bancos e financeiras têm depositado dinheiro na conta das pessoas sem autorização e, depois, cobram pelo empréstimo, o que é ilegal. O golpe tem atingido milhares de recém-aposentados e pensionistas brasileiros.

No crédito consignado, como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, a renda fica comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar à conta da pessoa, deixando-a endividada.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), as empresas financeiras que fazem isso atuam ilegalmente, pois, para solicitar um crédito consignado, é necessária a assinatura de um contrato com cláusulas bem claras.

Há um golpe ainda pior. Fraudadores fazem o empréstimo em nome da pessoa sem que ela saiba e o dinheiro nem é depositado em sua conta, mas as parcelas são cobradas.

Conforme apurado pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, os bancos e financeiras que fazem isso têm acesso indevido aos dados da pessoa no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que não pode, por lei, ceder esses dados sem o consentimento do titular. A Polícia Federal está apurando o caso para descobrir os responsáveis pelo vazamento.
Para evitar esse golpe ou caso ele aconteça, confira as dicas no boxe ao lado.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images