“Até que ponto devemos ceder nossas senhas ao nosso cônjuge?”
Durante o programa Escola do Amor Responde, o aluno Fernando fez uma pergunta sobre o compartilhamento de senhas de redes sociais entre cônjuges. Ele acredita que compartilhar senhas é algo que está destruindo os relacionamentos contemporâneos. Mas será que essa crença está correta? Confira as orientações dos professores Renato e Cristiane Cardoso.
FERNANDO: Gostaria de compartilhar um problema que está destruindo muitas relações: o compartilhamento das senhas das redes sociais. A minha inquietação é a seguinte: até que ponto devemos ceder nossas senhas ao nosso cônjuge e que vantagem e desvantagem há nisso?
CRISTIANE: Fernando, eu gostaria que você visse o meu rosto nesse momento. Infelizmente, você acha que o problema está no compartilhamento das senhas das redes sociais, e não no uso delas.
RENATO: Com certeza você é um dos defensores da privacidade no casamento.
CRISTIANE: A privacidade que você tanto quer não é o problema; o problema é o seu desejo de ter privacidade em relação à sua própria esposa.
RENATO: Hoje em dia você não tem privacidade em lugar nenhum, nem o presidente dos Estados Unidos tem privacidade, quem dirá você desejar ter isso.
CRISTIANE: O problema é que você quer privacidade em relação à esposa; quer compartilhar tudo com o mundo, menos com a pessoa que está ao seu lado.
RENATO: Fernando, você está viajando na maionese, não faz o menor sentido desejar ter privacidade da esposa. A empresa de telefone, a internet, o RH (setor de recursos humanos) da sua empresa, todo mundo tem acesso à sua vida, aos seus dados pessoais e informações, menos a sua esposa.
CRISTIANE: Você quer ter privacidade, mas de quê? O que ela não deve saber? Se existe alguma coisa que ela não deve saber, certamente é algo errado, visto que se estivesse tudo bem, qual seria o problema da sua esposa saber? Qual o problema de você conversar com os seus amigos? Nenhum, a não ser que você troque fotos de mulheres nuas com eles, pois isso representaria a sua falta de respeito para com ela. Imagine se ela tivesse essa mesma atitude com você? Seguramente você não iria gostar.
RENATO: Para ser direto em relação à sua pergunta: a vantagem de dar a senha ao seu cônjuge, caso você não esteja fazendo nada de errado, é a paz total no relacionamento, porquanto a sua esposa tem acesso a tudo e não há desconfiança. Se você está fazendo algo errado, a desvantagem é que, se você entregar as senhas das redes sociais, o seu cônjuge descobrirá algo.
CRISTIANE: O problema deve ser você, que está errando em alguma atitude nas redes sociais. O compartilhamento de senhas não é o problema, e sim o que você faz nessas redes e que possivelmente pode comprometer o seu casamento caso a sua esposa tenha acesso.
RENATO: Tenha um comportamento acima de questionamentos. Não interessa o que você faz no seu celular; se você não faz nada de errado, então você tem paz e confiança no relacionamento.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo