As consequências de ser egoísta
Aquele que pensa somente em si em todas as suas relações está construindo um caminho que resulta na própria frustração
Ele só pensa em atender aos seus próprios interesses e não aos de um grupo. Não dá o braço a torcer em uma discussão, mesmo que não tenha razão. Sente orgulho de si, do que (e de quem) o cerca e do que faz, desvalorizando as outras pessoas e o que elas têm. Este é o homem egoísta.
Também entra nessa definição aquele que prefere comprar um “carrão” para exibi-lo a matricular os filhos em uma boa escola ou ter um plano de saúde melhor, por exemplo. Ele só vê nas pessoas próximas os benefícios que elas podem lhe render. Se elas não fazem o que ele deseja, as descarta e procura outras.
O egoísta também se perdoa facilmente por seus erros, mas condena os outros pelos deles. Seus problemas são sempre mais graves do que os alheios. É sempre, segundo ele, a vítima de um mundo que não o compreende, principalmente quando foi ele mesmo que provocou uma situação ruim em que se encontra.
Independentemente das relações, esse tipo de homem só prioriza a si mesmo. Então, é muito difícil ter uma conexão com ele em qualquer meio (familiar, amoroso, profissional, social, etc.). Com um homem egoísta não há troca, reciprocidade, relacionamento de mão dupla.
Ser cônjuge, amigo, parente ou colega de alguém assim é exaustivo e, dependendo da situação e quando há opção, a outra pessoa se cansa e vai embora.
Dessa forma, o egoísta pode até pensar que está sempre ganhando nas suas relações interesseiras, mas, na verdade, ele está sempre perdendo. Contudo não há nenhum defeito humano invencível para um homem que recebe o Espírito Santo. Ele apara as arestas do caráter e molda o comportamento do indivíduo. Afinal, de que adianta estar repleto de bênçãos sem multiplicá-las?
No caso do público masculino, o egoísmo é uma característica já evidente por natureza, pois, desde a origem do mundo, o homem é educado para combater o adversário e conquistar o que deseja, mas, se o homem for revestido do Espírito Santo, mesmo em situações de concorrência, agirá com honra.
Nos esportes, por exemplo, de que vale ganhar trapaceando, sem considerar o respeito aos adversários? Tanto é verdade que muitas atividades do mundo esportivo têm punições definidas para quem trapaceia ou desrespeita um concorrente.
Sem egoísmo o homem será verdadeiro e justo para exercer qualquer tipo de liderança. E um vencedor de verdade é admirado até por aqueles a quem venceu, pois o fez de forma decente e agiu com base no bom caráter que tem. Além disso, se o indivíduo age de acordo com a vontade de Deus, que pensou e criou a vida na Terra para todos, sem distinção, e não somente para alguns, é inevitável que ele seja muito abençoado e que se torne também a própria bênção para todas as pessoas que o cercam.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo