Áquis: Um rei obcecado pelo poder

O ator Augusto Garcia que interpreta o personagem traça um perfil do rei Filisteu. Confira

Imagem de capa - Áquis: Um rei obcecado pelo poder

Temos visto, desde a 1ª temporada da série Reis, que os Filisteus são arqui-inimigos de Israel. Naquele período, a Filístia era governada pelo rei Guedor, estando agora, na 7ª temporada,  sob o comando do seu neto, o  rei Áquis.

A obsessão pelo poder é notória no rei Áquis, que não mede esforços e nem escrúpulos para estender o seu domínio para outros territórios, especialmente a nação de Israel. Aliás, ele tem verdadeira obsessão por Davi, digamos que é uma mistura de amor e ódio, porque ele já admitiu – inúmeras vezes – a admiração (leia-se inveja) que tem por Davi.

Um rei obcecado pelo poder e por Davi:

O ator Augusto Garcia, que interpreta o rei filisteu, traça um perfil de Áquis. Segundo ele, ao logo da 7ª temporada,  Áquis vai ficar cada vez mais obcecado pelo poder e pela figura de Davi. Seu objetivo é ter Davi debaixo do poder dele.

  • “O rei Áquis vai muito contrariado para o campo de batalha, porque ele não gosta de ficar no meio da batalha, no meio daquelas pessoas; ele gosta do momento posterior, quando ele já venceu. A grande questão do Áquis é essa busca pelo poder. Cada vez mais ele quer o poder e tudo que desestruture isso acaba mexendo muito com ele”, avalia o ator.
Confira o vídeo:

[instagram_post url=”https://www.instagram.com/p/CtH9GS3g7jV/”]

A obsessão de Davi:

Paradoxalmente, Davi – embora tenha conquistado o trono em Israel – nunca almejou o poder, sua única obsessão é servir ao povo e, principalmente, ao Deus de Israel. E mesmo tendo conhecimento de que os reinos vizinhos se uniram ao rei Áquis para invadir Israel, Davi não se preocupou, porque sua prioridade no momento é trazer a Arca da Aliança para Jerusalém e, assim, aproximar o povo de Deus. Nisto vemos o porquê Deus o escolheu para reinar sobre Israel e a razão dele sair vencedor em todas as batalhas, mesmo enfrentando inimigos muito maiores.

O poder que é espiritual e eterno:

A colunista e escritora Núbia Siqueira destaca que os grandes impérios que já existiram e exerceram grande domínio na Terra, passaram. A exemplo do Babilônico, o Romano, o Assírio, o Egípcio, o Medo-Persa e tantos outros.

  • “Podemos concluir, então, que o poder secular é passageiro, temporal e suscetível a alterações físicas, políticas e sociais”, observa.
  • “O poder que vem de Deus é totalmente diferente. Primeiro, na sua natureza, porque ele é espiritual e eterno. Segundo, porque o poder de Deus opera antes de tudo em nós, ou seja, ele gera no homem domínio, não sobre os outros, mas sobre si mesmo. Gera força, não para maltratar e humilhar alguém, mas para fazer o que é justo e bom”.
Acompanhe:

A 7ª temporada da série Reis – O pecado é transmitida de segunda a sexta, às 21 horas, simultaneamente, na Record TV e no Univer Vídeo. Lembrando que na plataforma Univer Vídeo você assiste sem intervalos comerciais. Se ainda não é assinante, clique aqui e assine.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução Instagram @augustogarciaof