Rede aleluia
Aprenda e mude sua vida de vez
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 14 de Dezembro de 2021 - 02:08


Aprenda e mude sua vida de vez

Acompanhe a mensagem do Bispo Renato Cardoso no programa Inteligência e Fé, desta segunda-feira (13)

Aprenda e mude sua vida de vez

No Programa Inteligência e fé desta segunda-feira (13), o Bispo Renato Cardoso falou, especialmente, para as pessoas que têm dificuldade em tomar decisões, que estão sempre protelando, adiando aquilo que sabe que precisam fazer.

Para o Bispo Renato é provável que essa indecisão seja a razão do fracasso na vida de muitas pessoas. Elas não decidem, não agem e, por isso, não avançam.

“Porque todo avanço precisa de pelo mesmo uma decisão. Nós temos que tomar decisões grandes e pequenas todos os dias. E muita vezes a mudança da vida não vem de uma grande decisão, mas da soma de pequenas decisões, gradualmente”, explica.

Segundo o Bispo, é de extrema importância a pessoa entender como a decisão acontece e o porquê de muitas pessoas terem dificuldade de tomar decisões. Para isso é preciso, antes de tudo, entender a origem dessa palavra. Decisão vem de “cisão”, ou seja, cortar algo. Então, decidir quer dizer cortar alguma coisa, e é exatamente isso que fazemos quando tomamos uma decisão.

Decisão envolve perda

Toda decisão envolve pelo menos uma perda e aí é que está o grande problema das pessoas, pois o ser humano, de forma geral, não gosta de perder. A razão que, muitas vezes, nos impede de decidir é porque o medo de perder nos emperra, nos faz tentar protelar e pensar: ‘mas será que eu não posso ter os dois ao mesmo tempo? ’ Então, esse medo de perder, de abrir mão, de amanhã você não ter, esse medo de se arrepender, é o que faz as pessoas adiarem decisões importantes que precisam tomar na vida”, destaca.

O Bispo acrescenta, ainda, que esse medo de perder é o que faz a pessoa não ganhar, porque para ganhar ela precisa ter dentro de si a disposição para perder. E a verdade é que, muitas vezes, a pessoa não está disposta a isso, daí fica naquela indecisão, “vou, não vou’, ‘faço, não faço’, e o tempo passa e a vida dela não muda…

Portanto, é preciso fazer as pazes com as perdas para ter os ganhos, e quanto mais rápido você fizer isso, mais rápido sua vida vai mudar.

“Ora, daí é que vem a fé, porque quando você faz um sacrifício, que é outra palavra para perda, mas uma perda inteligente, tudo isso é o que a gente procura fazer quando toma uma decisão”, explica.

Não seja um paralítico na fé

Ou seja, como numa decisão, o sacrifício também é uma troca. Perdemos de um lado, mas ganhamos de outro. Quando sacrificamos é porque cremos que o que vamos receber é algo muito mais valioso. Mas as pessoas que são apegadas às coisas, que têm medo de perder, elas não sacrificam, permanecem indecisas e com a vida estagnada.

O Bispo Renato cita como exemplo a passagem bíblica em que o profeta Elias teve que “enquadrar o povo de Israel, porque ele estava dividido entre o Deus de Israel e Baal. Ora dizia que cria em Deus, ora em Baal.

“Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. “1 Reis 18:21

“É assim que muita gente está: paralítico na fé, com a vida amarrada porque não decide.  Até quando você vai ficar mancando na vida em vez de correr? Tome uma decisão na sua vida, abra o seu entendimento, pare de ter medo de perder, porque é o seu medo de perder que não deixa você ganhar!”, enfatizou o Bispo.

Acompanhe a mensagem na íntegra:

Jejum de Daniel

Se você reconhece que tem sido essa pessoa e precisa tomar uma decisão, comece decidindo agora mesmo e participe do Jejum de Daniel, que começou dia 11 e vai até o dia 31 de Dezembro. Para saber como participar clique aqui.


Aprenda e mude sua vida de vez
  • Jeane Vidal / Foto: Istock 


reportar erro