thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

3 MEDOS QUE TE TRAVAM: COMO VENCÊ-LOS

Quero falar com você sobre três medos que podem estar te travando agora e te impedindo de tomar atitude! Tenho pensado muito por que algumas pessoas ficam para trás e não conseguem avançar. Têm todas as condições e recursos à sua disposição, mas não tomam atitude, não têm coragem. Enquanto outras, com muito menos, avançam à frente delas. Só aí, então, as que se retraíram se dão conta de que a oportunidade passou…

Isso acontece porque elas ficam dando voltas na própria mente, como o povo de Israel ficava rodando naquele deserto e andando em círculos. Uma das principais razões que impedem as pessoas é o medo, elas não agem porque temem. E o medo vem em várias cores e sabores… Vou falar de três.

O primeiro é o medo de dar errado. As pessoas pensam: “e se eu fizer e dar errado? E se eu sair do meu emprego e fracassar? E se eu for lá falar com aquela pessoa que estou gostando e ela me der um fora?”. Muitos ficam nessa hesitação. Assim, o medo do fracasso as trava, elas ficam apegadas à sua situação atual por medo de tentarem e não dar certo.

A solução para o medo é enfrentá-lo. O que me ajuda muito quando tenho que enfrentar, é perguntar: “qual o pior que pode acontecer?”. Muitas vezes a pergunta não é “se eu errar”, mas qual o pior: dar errado porque tentei, ou permanecer errado porque não tentei? Perder porque tentei ou porque nem lutei?

Quantas vezes Deus, em Sua palavra, disse: “não temas?”. Ele sabe que o ser humano tem medo, por isso disse isso. Deus sabe que somos rodeados de pensamentos negativos, pessoas que vão contra nós. Então Ele nos motiva a ter coragem e tomar atitude. O medo existe quando você presta atenção nas coisas erradas, mas quando você usa a sua fé, ele diminui consideravelmente, você descobre que não tinha razão nenhuma de temer. Que pior que enfrentar seu medo, é ficar acovardado. Coloque ele em um cantinho, pouca coisa você tem a perder quando já está com um problema, a alternativa é ir para cima, arriscar acertar, porque errando você já está e perdendo também.

O segundo medo que te trava é: o medo de desagradar pessoas. Você fica pensando no que os outros vão pensar, tem medo do ridículo, da vergonha, da humilhação, da chacota, o medo de alguém falar mal. Mas eu te pergunto, é possível agradar às pessoas o tempo todo? Quando você avalia a vida, tem um pouco mais de vivência, começa a se dar conta de que é impossível agradar a todos. Não conseguimos agradar a todos nem por uma parte do tempo, que dirá o tempo todo! Você aprende isso no cotidiano.

Pense no que é melhor para você, o que é certo diante de Deus, no que você crê que pode alcançar. E se tem alguém te criticando, problema dele! Você não está no controle da vida das pessoas. E daí se alguém não gostar de você? O que não posso é ficar refém do que os outros estão pensando. Lance fora esse medo, essa ansiedade! Muitas vezes, você está tão preocupado em agradar os outros, que se esquece de si. Se preocupe em agradar a Deus, afinal, você precisa só dEle. Pergunte a Ele o que quer de você, qual é a Sua vontade. Leia a bíblia, ore, fale e conte com Deus…

O terceiro medo é o de perder. Perder dinheiro, alguma reputação, bens, relacionamentos, uma pessoa… Esse medo que traz a você o pensamento: “é melhor um pássaro na mão do que dois voando”.  Mas temos que ter o seguinte pensamento: “não tenho nada a perder”. Lembre-se que Jesus disse: “porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á” (Mateus 16:25). Então, se você “perder tudo de antemão” para Deus, entregando toda sua vida a Ele, vai se salvar! Eu já entreguei para Deus minha esposa, meu filho, meu trabalho, perdi tudo isso para Ele…

A pessoa mais perigosa é a que não tem nada a perder. Ela é inconsequente, porque já entregou tudo! Por exemplo, eu nunca vou ter depressão, porque não tenho nada a perder. A depressão vem por algo que se perde, ou por algo que ainda não foi conquistado. Mas também não tem nada que eu queira conquistar que já não tenha: tenho a minha salvação! O resto, já perdi para Deus…

Se você quer vencer, tem que tomar atitude. E quando seus medos quiserem te travar, lembre-se que Maior é o que está com você, do que o que está contra.