Anticorpo capaz de neutralizar a COVID-19 é descoberto

Essa pode ser a base para um remédio que cure da doença

Imagem de capa - Anticorpo capaz de neutralizar a COVID-19 é descoberto

A revista científica britânica Nature acaba de publicar a descoberta de três institutos de Ciência norte-americanos: um anticorpo capaz de neutralizar totalmente o novo coronavírus.

O anticorpo, batizado de S309, foi identificado inicialmente na amostra de sangue de um paciente que se recuperou da Sars, em 2003. Testado contra o novo coronavírus, o S309 também se mostrou potente.

Esses testes foram realizados em células humanas em laboratório, fora do organismo. Por isso, o professor David Veesler, coautor dos estudos, explica:

“No momento, não há ferramentas aprovadas ou terapêutica licenciada e comprovada para combater o coronavírus que causa a COVID-19. Se for demonstrado que o anticorpo trabalha contra o novo coronavírus em pessoas, ele pode se tornar parte do armamento de pandemia”.

O próximo passo, é entender como o S309 funciona no ser humano. Caso o anticorpo também neutralize o novo coronavírus no organismo vivo, ele poderá se tornar a base do medicamento que cure a doença.

Essa é apenas uma das muitas boas notícias que têm sido divulgadas sobre o combate à pandemia de COVID-19. Recentemente, um estudo também divulgou resultados positivos do uso de leite materno de mulheres recuperadas no combate à COVID-19. Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images