Ana: a fé sem intermediários

Imagem de capa - Ana: a fé sem intermediários

Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? (1 Samuel 1:8)

A fé de Ana entrou para as Escrituras como um exemplo de fé sem intermediários

  • A fé que não fica esperando por ninguém
  • A fé sem religiosidade, que quebra os protocolos religiosos
  • A fé que vai direto a Deus e obtém resultados

Sua situação era de humilhação, vergonha e afrontas constantes.

Era casada com um homem muito religioso.

Curiosamente, toda a religiosidade de Elcana não o ajudou a resolver a esterilidade de Ana; antes, ele cedeu ao costume da época de tomar uma segunda esposa para lhe dar filhos.

O religioso costuma ser assim: pratica os rituais da religião, mas cede às pressões sociais e culturais para se conformar ao que “todo mundo faz”; onde fica Deus? Ele simplesmente não está lá.

Mas em meio àquela religiosidade, à qual Ana ficou presa por um tempo, um vulcão de fé entrou em erupção dentro dela:

Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida… (1 Samuel 1:9-11)

Quando sua dor transbordou, Ana tomou sua dor nas próprias mãos e foi ao Templo.

Mas não como das outras vezes: para cumprir um ritual, fazer uma reza, apresentar ofertas que não lhe custavam nada e esperar que os sacerdotes fizessem algo por ela.

Dessa vez, ela foi direto a Deus; ignorou o sacerdote; falou do fundo da sua alma sobre seu desgosto; e fez um voto ousado a Deus.

Na mesma hora, já percebeu o resultado: seu semblante já não era mais triste.

Em três meses engravidou; em um ano, Samuel nasceu (o nome Samuel significa “ouvida por Deus” — um testemunho da sua fé ousada e sem intermediários).

Esta é a fé que você tem que ter — sem religiosidade, sem dependência de terceiros, mas de atitude sobre a Palavra de Deus.

O DIA 12 DE OUTUBRO SERÁ O DIA DA AUDIÊNCIA PARTICULAR COM DEUS

O Altar será como Siló, para que as “Anas” — todos que estão amargurados de alma — possam tratar de suas queixas diretamente com Deus. Sem envelope. Sem obrigação. Sem interferência do pastor. Sem religiosidade. Só para quem crê e cuja fé lhe move a fazer algo. E que seja feito conforme a sua fé!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Seriella Productions