Alzheimer: conheça 4 dicas para prevenir a doença

No Brasil, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a doença afeta mais de 1,2 milhão de pessoas, e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano

Imagem de capa - Alzheimer: conheça 4 dicas para prevenir a doença

A Doença de Alzheimer (DA) é classificada como um transtorno neurodegenerativo progressivo fatal que se apresenta por meio da deterioração da memória e sentidos cognitivos, alterações comportamentais, sintomas neuropsiquiátricos e o comprometimento de atividades diárias. Tal condição se dá devido a consequência do surgimento de fragmentos tóxicos no processamento de determinadas proteínas no sistema nervoso central. Com isso, inicia-se a perda progressiva de neurônios em regiões do cérebro, como no córtex e no hipocampo, essenciais para a linguagem, raciocínio, reconhecimento de estímulos sensoriais, pensamentos abstratos e memória.

Saiba mais:

No Brasil, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a doença afeta mais de 1,2 milhão de pessoas, e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Além disso, a condição que acomete, majoritariamente, idosos acima dos 65 anos, é a principal causa de demência no mundo, e pode se apresentar em 4 estágios:

  • Estágio 1 (inicial): alterações na memória, personalidade e nas habilidades visuais e espaciais;
  • Estágio 2 (moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos, além de agitação e insônia;
  • Estágio 3 (grave): resistência à execução de tarefas, dificuldade para comer, deficiência motora progressiva, incontinência urinária e fecal;
  • Estágio 4 (terminal): restrição ao leito, mutismo, dor à deglutição e infecções intercorrentes.

Leia também: Alzheimer: doença que afeta a mente e o corpo

A busca pela cura:

Embora cientistas tenham se empenhado em linhas de pesquisas focadas na doença, a causa do Alzheimer e a solução para impedir o seu progresso ainda são desconhecidos, e, por isso, a sua cura também. Com isso, especialistas afirmam ser a prevenção o método mais eficaz para evitar a demência.

Veja, a seguir, quatro formas de prevenção contra a Doença de Alzheimer:

  1. Exercícios físicos: foque em treinos cardiovasculares. Correr, pular ou nadar oxigena o cérebro, e tais hábitos afastam a chance de demência.
  2. Tenha hábitos alimentares saudáveis: coma frutas, principalmente o abacate, que é rico em ômega 3, ácido fólico e magnésio.
  3. Atividade cognitiva em andamento: estude uma nova língua ou invista em um novo instrumento.
  4. Não se isole: mantenha-se perto dos amigos e familiares.

Cuide-se:

Crie hábitos que contribuam para a sua saúde, faça exames e compareça regularmente a consultas médicas. Além disso, atente-se aos sintomas da doença, e se perceber algo suspeito procure um especialista.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock