Alma vivente ou Espírito vivificante: como é definido o seu caráter?

A reposta para essa pergunta pode revelar a sua verdadeira condição espiritual

Imagem de capa - Alma vivente ou Espírito vivificante: como é definido o seu caráter?

 

“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em Espírito vivificante” (I Coríntios 15.45)

Com base no Texto Sagrado destacado acima, podemos chegar à conclusão de que, entre os muitos chamados por Deus, existem dois tipos de pessoas: os gerados como alma viventes e aqueles regenerados em Espírito vivificante. Mas o que isso significa? Vamos prosseguir e entender a fundo:

“Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem (alma vivente), da Terra, é terreno; o segundo homem (Espírito vivificante), o Senhor, é do Céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual O Celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a Imagem do Celestial” (I Coríntios 15.46-49)

Todo ser humano nasce com a natureza terrena herdada de Adão, o primeiro homem corrompido pelo pecado. Com isso, aqueles que possuem o caráter de alma vivente, de igual modo, se inclinam às corrupções de sua carne, se deixam influenciar pelo mundo e, consequentemente, são guiados à morte espiritual.

Por outro lado, aqueles que, assim como o Senhor Jesus, o segundo homem, nasceram do Espírito vivificante, possuem em si a Natureza do Altíssimo e a Sua mente. Além disso, somente aqueles que são verdadeiramente espirituais, vencem o pecado e alcançam a Salvação.

Entenda:

Somente os que creem, isto é, os que morrem para o mundo e vivem em função da vontade de Deus, podem ser gerados pelo Espírito do Senhor Jesus e receber a Sua promessa de Vida Eterna. Porém, no contrário, “a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.” (I Coríntios 15.50)

Sobre isso, o Bispo Edir Macedo, em suas anotações de fé disponíveis na Bíblia Fiel Comentada, acrescenta: “a natureza carnal, que é inclinada ao pecado, precisa ser transformada em celestial, mas essa obra só é realizada pelo Espírito Santo por meio do novo nascimento. Quando isso acontece na vida de uma pessoa, embora o seu exterior seja o mesmo, o seu interior é completamente regenerado.”

Jejum de Daniel:

Mediante a necessidade de nascer do Espírito Santo, do dia 11 a 31 de março iremos viver o Jejum de Daniel. O propósito que tem como objetivo abrir mão do mundo, é uma excelente oportunidade para quem deseja se unir à mente de Cristo e se tornar um espírito vivificante.

 

Assista à meditação sobre o assunto:

Invista na fé inteligente:

Acompanhe, diariamente, a Meditação Matinal com o Bispo Edir Macedo, no Instagram ou pelo seu canal oficial no YouTube.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock