Alertas de gatilho? Veja o que realmente evita traumas 

Pesquisas apontam que os avisos, em vez de prevenir, têm aumentado as crises de ansiedade em pessoas traumatizadas

Imagem de capa - Alertas de gatilho? Veja o que realmente evita traumas 

Navegando na internet, você já deve ter se deparado com a frase “Alerta de Gatilho” antes de algumas notícias, vídeos ou publicações em redes sociais. Tal aviso serve para alertar sobre conteúdos que possam remeter a traumas passados.

Entretanto, estudos realizados pela Chronicle of Higher Education sobre o assunto concluíram que os avisos de gatilho não são capazes de aliviar ou evitar um sofrimento emocional. Pelo contrário, as pessoas acabam sendo instigadas e forçadas a reviver e relembrar esses momentos difíceis. 

“Os avisos de gatilho não foram úteis, mesmo quando alertavam sobre o conteúdo que se aproximava dos traumas das vítimas”, comentou o autor de um dos artigos feitos sobre o assunto, Payton J. Jones.

Contudo, as pessoas diagnosticadas com estresse pós-traumático, por exemplo, ao verem esse tipo de alerta tendem a desencadear crises severas. E nenhum estudo experimental feito até hoje encontrou algum benefício significativo acerca disso.

Como vencer os traumas

Os traumas podem ser provocados por diversas situações que fogem do controle da pessoa. Traições, abusos sexuais, violências extremas, como sequestros e torturas, até mesmo ter presenciado cenas marcantes quando criança, como brigas e agressões.

Nesse sentido, durante uma edição do programa “Entrelinhas”, exibido pelo Univer Vídeo, o Bispo Renato Cardoso explicou que “traumas são muito comuns, mas a maioria das pessoas ou não conseguiu superar e tem consciência disso ou não conseguiu superar e nem sabe que está sofrendo, hoje, consequências daquilo que sofreu no passado”.

Ele ainda explicou que o “trauma é algo que mexe com a integridade emocional, mental e sua autoimagem” de quem sofre com ele.

Por isso que, diante de tanto sofrimento,  muitos acabam se apegando a qualquer promessa de superação, mas que, de acordo com o Bispo, não funciona, pois a raiz do problema é espiritual. Deste modo, para vencer os traumas é preciso, sobretudo, de fé na Palavra de Deus.

“Ele [Jesus] falou: ‘Eu Sou o caminho’. Você tem que seguir a Ele. Se você começar a seguir a Jesus vai encontrar a verdade, que é a Palavra dEle; e as coisas que você tem vivido, as mentiras, os enganos, vão ser todos desconstruídos e, por último, você vai encontrar a vida”, reiterou.

Separações, abusos e depressão

traumas alertas de gatilhoFoi o que aconteceu com Simone Nakama, de 41 anos. Ela teve uma infância marcada por traumas. O primeiro deles foi quando presenciou o pai bater na mãe, depois a separação do casal e em seguida a separação dela da mãe. Isso a transformou em uma jovem depressiva.

“Naquela distância houve o começo da depressão. Eu perdi o vínculo. Culpei minha mãe por muitas coisas. Eu achava que minha mãe era culpada pela situação”, disse Simone.

Em meio ao sofrimento, uma pessoa que foi convidada para orar pela família passou a abusar sexualmente de Simone. Sem o apoio da mãe, Simone decidiu mudar-se de estado para encontrar uma nova vida.

“Eu tentei cortar os pulsos e realmente tomava produtos de limpeza e não dormia mais. Nessa depressão, eu não quis mais trabalhar, me tranquei no quarto, não queria ver a luz do dia e sozinha eu queria morrer. Eu achava que só a morte era a solução”, lembrou.

Uma decisão de acreditar na Palavra de Deus e aceitar Sua ajuda, mudou completamente os rumos da vida de Simone. Hoje, ela, realmente, pode dizer que vive livre da depressão e dos traumas do passado.

Assista o depoimento de Simone no vídeo abaixo:

Se você tem traumas do passado que a impedem de viver uma vida normal ou conhece alguém que esteja passando por isso, participe de uma das reuniões que acontecem na Universal (encontre o endereço mais perto de você, clicando aqui). Caso esteja em São Paulo, vá ao Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, bairro do Brás.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock e Reprodução