Adolescente fica cego por manter dieta à base de batata frita

Por não cuidar do corpo como deveria, desrespeitando a sua saúde, as consequências foram drásticas. Entenda

Imagem de capa - Adolescente fica cego por manter dieta à base de batata frita

Um jovem britânico de 17 anos de idade ficou cego em decorrência da dieta insalubre que ele manteve durante toda sua vida. Basicamente, ele se alimentava de batata frita.

O caso foi divulgado no periódico científico “Annals of Internal Medicine”. Sendo menor de idade, o adolescente não pôde ser identificado. Todavia, a médica Denize Atan, que tratou de sua doença, relatou o caso em detalhes:

“A dieta dele era basicamente uma porção diária de batata frita […] Ele também costumava lanchar batatas (ultraprocessadas) – Pringles -, às vezes pedaços de pão branco e, de vez em quando, fatias de presunto. Nada de frutas, legumes ou verduras”.

A alimentação do jovem era ruim há tanto tempo que, aos 14 anos, ele foi ao médico queixando-se de indisposição e cansaço. Foi diagnosticado com falta de vitamina B12 e precisou tomar suplementos vitamínicos. Entretanto, ele não seguiu o tratamento nem melhorou sua dieta.

A doença que o cegou

Quando voltou ao hospital, três anos depois, o adolescente estava no peso ideal. Mas era desnutrido.

“Havia perdido minerais dos ossos, o que era bastante chocante para um garoto da idade dele”, relatou Atan. “Ele tinha pontos cegos bem no meio da visão. Isso significa que ele não pode dirigir e tem muita dificuldade para ler, ver televisão e distinguir rostos”.

A doença, causada pelo déficit de vitamina B12, chama-se neuropatia óptica nutricional. Ela causa cegueira, mas pode ser revertida quando descoberta no estágio inicial. No caso desse rapaz, a reversão já não é mais possível, pois as fibras nervosas do nervo óptico morreram.

Cuidando do templo do Espírito Santo

O adolescente britânico não é o único a descuidar de sua saúde. A alimentação da maior parte da população mundial é desequilibrada. Somente no Brasil, por exemplo, mais de 50% da população tem sobrepeso causado por má alimentação e sedentarismo.

O que poucas pessoas percebem é que esse desrespeito não é apenas ao próprio corpo, mas a Deus em si. Em seu blog, o Bispo Renato Cardoso relembra a passagem em que o Senhor Jesus entrou no Templo para expulsar quem O desrespeitava:

“Cheio de raiva, com o fogo do respeito que Ele tinha pela casa de Seu pai queimando dentro d’Ele, enxotou dali os aproveitadores”.

Para o Bispo, “O interessante aqui é que Ele associou o Templo ao Seu corpo, o mesmo que o apóstolo Paulo disse a respeito do nosso corpo: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6.19”.

Conforme é explicado no texto, “nosso corpo aqui na Terra é o ponto de encontro entre nós e Deus. Também é ponto de encontro entre Deus e outras pessoas que ainda não O conhecem, pois quem olha para os que são de Deus têm de ver Deus neles”.

Portanto, cada pessoa, ao cuidar de sua saúde, deve ter em mente que está cuidando da casa de Deus.

“Ser de Deus exige que tenhamos zelo com o nosso corpo como Templo de Deus. Não destruí-lo com vícios, não praticar a glutonaria (que destrói a saúde). Não ser desleixado com a saúde, entregando-o às doenças”, explica o Bispo.

E você, como tem tratado o Templo do Espírito Santo? Clique aqui e descubra.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images