Ações do Unisocial, UNP e Anjos da Madrugada ajudam pessoas necessitadas nas Filipinas

Número de filipinos abaixo da linha pobreza aumentou, aponta pesquisa

Imagem de capa - Ações do Unisocial, UNP e Anjos da Madrugada ajudam pessoas necessitadas nas Filipinas

Em agosto, por meio de ações realizadas pelos programas sociais Anjos da Madrugada, Unisocial e Universal nos Presídios (UNP), 1.150 pessoas em situação de rua, de vulnerabilidade social e em regime prisional foram amparadas em Filipinas – país localizado no Sudeste da Ásia.

Devido ao impacto da pandemia, o número de filipinos que vivem abaixo da linha da pobreza aumentou de 16,7% em 2018, para 18,1% em 2021, de acordo com dados divulgados pela Philippine Statistics Authority (PSA), o instituto de estatísticas do governo do país.

 “Quando perguntamos a eles [pessoas em situação de rua]: ‘Há quantos dias você não come?’ Alguns responderam dois dias, outros disseram quatro. Estava chovendo, e eles não tinham um abrigo adequado. É uma situação difícil”, relata Christian Jule Noble, responsável pelos programas Anjos da Madrugada e Unisocial em Filipinas.

Christian explica, ainda, que muita gente – principalmente, vindo de outras regiões do país – “é abandonada pela família devido à situação financeira, e acaba morando nas ruas”.

Com o trabalho desempenhado pelo Anjos da Madrugada, pessoas em situação de rua receberam refeições e apoio emocional – palavras de conforto e esperança transmitidas pelos integrantes do grupo.

O voluntário Enoch Casaman, de 23 anos, esteve presente na ação dos Anjos da Madrugada e conta que percebeu a necessidade e o sofrimento da população atendida. “Conversei com pessoas que sobrevivem de restos que dão a elas, e isso realmente me mostrou o quanto estão sofrendo”.

Em Manila, capital filipina, e também em algumas províncias do país (Baguio, Tuguegarao, Laoag, Iloilo), voluntários do Unisocial prestaram assistência a famílias de comunidades carentes e distribuíram cestas básicas, lanches e roupas aos beneficiados.

Já no trabalho de ressocialização de encarcerados feito pela UNP, duas unidades prisionais de Filipinas foram atendidas. Na ocasião, kits de higiene pessoal e livros foram doados aos detentos.

Anjos da Madrugada, Unisocial e UNP são iniciativas da Igreja Universal do Reino de Deus, a fim de ajudar grupos vulneráveis da sociedade, os quais carecem de acolhimento e assistência.

Filipinas é um país localizado no Sudeste da Ásia, que abrange mais de 7 mil ilhas e possui 109,6 milhões de habitantes.

imagem do author
Colaborador

UNIcom