Abundância e pobreza

Leia a mensagem de hoje do livro “O Pão Nosso para 365 dias”

Imagem de capa - Abundância e pobreza

“Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.” (Provérbios 21.5)

O diligente é cuidadoso, disciplinado, aplicado, trabalhador. Seus planos tendem à abundância, porque são muito bem pensados e executados com cuidado e consciência. Consciência de fé, na certeza de que, ao perseverar, inevitavelmente alcançará a vida abundante que lhe foi prometida. Seu intelecto trabalha em cada etapa do processo. Ele corre os riscos necessários para o crescimento, mas sempre de forma consciente e racional.

Por outro lado, a pressa excessiva tende à pobreza, porque não pensa. É emocional e suicida. Quer colher antes de plantar. E, se planta, não quer esperar o tempo da colheita. O diligente sacrifica, pois sabe que, para seus planos se concretizarem, ele precisa ter paciência e perseverança. Já quem tem pressa excessiva, não entende paciência e não consegue perseverar. Ansioso e inconstante, ele duvida ao primeiro sinal de demora. Reclama, resmunga e desiste se não recebe o que queria imediatamente.

Não há como construir nada assim. Quem quer prosperar tem de trilhar o caminho estreito da disciplina. Caminho de sacrifício. Não é fácil, mas tudo depende do que você quer. Você quer abundância ou pobreza? A sua escolha diante dos desafios é que vai determinar o resultado que você alcançará.

Cuidado com a pressa excessiva e irracional. Use a cabeça e seja  esse diligente abençoado.

 (*) Fonte: livro “O Pão Nosso para 365 dias”, do Bispo Edir Macedo

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images