ABADS forma alunos no quinto ano do ensino Fundamental

Eles ingressaram na instituição entre 7 e 10 anos, e agora, aos 22, encerram esse ciclo com muita alegria e perseverança. Saiba mais

Imagem de capa - ABADS forma alunos no quinto ano do ensino Fundamental

Com muita emoção, alegria e sensação de dever cumprido, dez alunos da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), se formaram no quinto ano do ensino Fundamental.

São jovens com deficiências intelectuais e autismo, que ingressaram na escola com idades entre 7 e 10 anos e que, agora, aos 22 anos, se formaram.

“Ao longo deste ano fomos trabalhando para que eles não sintam que o mundo acabou, pelo contrário, é um ciclo que se encerra para que outro comece. Eles vão para o mundo e nós sentimos que cumprimos o nosso papel”, disse a presidente da associação, Rose Amorim.

A psicóloga Luciene Belo de Souza Ferreira, de 50 anos, é mãe do formando Gabriel Guilherme Ferreira, de 22 anos, portador da síndrome do x-frágil, que causa deficiência intelectual. Ela é mãe de outros dois jovens – que se formaram há dois anos na ABADS – e garante que a escola foi fundamental para o desenvolvimento dos filhos.

“Aqui eles respeitam o tempo deles. Existe uma compreensão de que eles têm uma limitação e respeitam. A evolução é nítida. Com o passar do tempo, o Gabriel foi aprendendo a socializar com as pessoas e vem melhorando cada dia mais ao longo destes anos”, disse Luciene.

Emocionada em ver seu filho feliz e encerrando um ciclo, ela pondera que também sente um aperto no coração.

“Embora seja um momento de festividade e muito importante para ele, eu fico com o coração apertado, porque estou me desligando da ABADS, mas não tenho como agradecer todos esses anos que ele esteve aqui”, completou Luciene.

Presenças especiais

Além dos formandos, familiares e profissionais da escola, a cerimônia ainda contou com a presença de apoiadores da instituição e do beat boxer brasileiro conhecido como Fernandinho Beat Box.

Fernandinho já foi um ex-morador de rua, mas ele conseguiu superar suas dificuldades e hoje desfruta de uma carreira bem-sucedida no beat box. Durante o evento, ele pontuou que gostaria de ter conhecido a ABADS há muito tempo.

“Eu tenho um irmão autista e minha mãe passa um ‘perrengue’ com ele. Tinha tudo para dar errado na minha vida, mas eu canalizei um alvo e persisti, por isso, quero dizer que vocês podem chegar onde quiser!”, disse, durante o evento.

Participação ativa

Rose Amorim ainda ressalta que os profissionais da escola também são impactados positivamente por cada aluno que passa pela instituição. “É bom saber que fizemos parte da vida dessas pessoas e que conseguimos incluir algo na vida delas e das famílias”, concluiu.

A ABADS

A Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social é a antiga Sociedade Pestalozzi. Fundada em 1952, a organização, sem fins lucrativos, atende crianças, jovens e adultos portadores de síndrome de Down, autismo e outras necessidades. De maneira totalmente gratuita, atualmente, quase mil pessoas são assistidas pela ABADS.

Se você deseja apoiar o trabalho da escola, faça suas doações a qualquer momento, por meio dos seguintes dados: Banco do Brasil, agência 0584-3, conta-corrente 11.000-0 e CNPJ 60.805.975/0001-9.

Caso queira conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido no local, acesse a página oficial, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Cedidas