A verdade sobre o time de futebol e a fábrica de mel

Imagem de capa - A verdade sobre o time de futebol e a fábrica de mel

Não é de hoje que a Universal é agredida. Investidas sistemáticas são endereçadas à instituição, de tempos em tempos, com o objetivo de manchar a imagem da Igreja e atacar a fé cristã. A última delas aconteceu recentemente por meio de fake news (notícias falsas) disparadas na internet. O jornal O Globo e o portal UOL espalharam notícias falsas nas quais acusam o Bispo Edir Macedo de ter interesses comerciais em um time de futebol e em uma marca de mel.

Em nota publicada no mês passado, Lauro Jardim, colunista do jornal carioca, afirmou que o Bispo Macedo “possui uma igreja” e estaria “avançando sobre o esporte” com um time de futebol ligado ao projeto social Nova Canaã. A intenção do colunista com essa declaração é bem clara: acusar, de modo irresponsável, o Bispo e a Universal de se apropriarem de recursos e riquezas provenientes de ações sociais, reforçando o preconceito que há tempos a imprensa alimenta contra a Universal.

O ataque prosseguiu em outra mídia. O jornalista Ricardo Feltrin, do portal UOL, repetiu o que foi publicado no jornal carioca e ainda acusou a Universal e seu líder de manterem “negócios” ao citar um mel comercializado pelo mesmo programa social. Além disso, Feltrin ainda criticou o fato de o Bispo estar recomendando o consumo do mel produzido pelo projeto.

A pergunta que não quer calar é: “o que há de errado com o fato de uma pessoa pública emprestar em sua imagem para uma ação humanitária no Brasil ou qualquer outro lugar do planeta?” A imprensa não vai responder a essa pergunta, até porque se sabe que o que é gerado pelo Projeto Nova Canaã (foto abaixo) é usado em prol das crianças e adolescentes que participam dele.

Para quem não sabe, o Projeto Nova Canaã está instalado em Irecê, que fica a quase 500 quilômetros de Salvador (Bahia). A cidade tem uma população estimada em 74 mil habitantes e sua economia é baseada nas produções agrícola e pecuária. Assim como outros municípios do sertão brasileiro, também está propenso à seca que assola os Estados do Nordeste constantemente.

Há quase duas décadas, o local passou por uma violenta estiagem que deixou famílias de povoados próximos em uma situação de miséria e sem ter o que comer. Na ocasião, o Bispo Edir Macedo idealizou, com Marcelo Crivella, o Projeto Nova Canaã, uma fazenda autossustentável cujo objetivo principal é ajudar os habitantes a gerar renda, produzir alimentos para auxiliar as famílias carentes e também contribuir na área educacional.

O objetivo social permaneceu com a atuação na educação como base para a transformação futura das famílias e de suas gerações. Para promover mudanças efetivas, a instituição atua em cinco eixos principais: assistência social, educação, esporte de alto rendimento, cultura e saúde. Para quem ainda não entendeu, a apicultura e o futebol estão dentro dessas áreas.

Daí a dizer que se trata de um negócio e sugerir que a Universal e o Bispo Edir Macedo estão investindo nele de forma pesada é uma tremenda leviandade. Qual o objetivo de atacar um projeto que já beneficiou mais de 2 mil crianças desde sua criação? Quem procede assim sabe exatamente o que está fazendo e tem total consciência de que a internet é uma arma mais que eficiente para a propagação de notícias falsas. No Twitter, por exemplo, as fake news se espalham seis vezes mais rápido do que as notícias verdadeiras, de acordo com uma análise do Laboratório de

Mídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para chegar a essa conclusão, o MIT analisou 126 mil histórias contadas no Twitter entre 2006 e 2017.

Mas se a mentira é veloz, a verdade precisa ser dita. Se, por acaso, você perguntar às famílias que moram em Irecê e na região se gostariam de ter seus filhos como integrantes do projeto, com certeza, vai ouvir delas que sim, por tudo que o projeto – que atende mais de 600 crianças – representa. Agora você já sabe a verdade: divulgue-a e ajude a combater as mentiras contra a Universal que são ditas por aí.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas e Demetrio Koch