A transformação de Oziel

O ator Saulo Meneghetti falou à Folha Universal sobre seu personagem na novela O Rico e Lázaro

Imagem de capa - A transformação de Oziel

A novela O Rico e Lázaro entrou em sua reta final e com isso as surpresas e os desfechos na vida dos personagens não param de acontecer. Há quem tenha começado como mocinho e, no decorrer da trama, mostrou sua verdadeira face. Mas tem também quem era vilão e se tornou o mocinho da história. Um dos personagens que passaram por uma transformação foi Oziel, papel vivido pelo ator, roteirista e artista plástico Saulo Meneghetti (foto ao lado).

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, Saulo falou dessa experiência de atuar em uma novela bíblica e os desafios de Oziel. “Quando recebi o convite da RecordTV para fazer O Rico e Lázaro, eu ainda estava no ar com o personagem Charles de Alencastro, na novela Escrava Mãe, também da emissora. Um papel que me rendeu o prêmio Comunicação e Destaque como Ator Destaque do Ano 2016, por voto popular. Já feliz com a conquista, receber o convite para essa trama foi uma surpresa, pois sempre tive o desejo de fazer uma novela bíblica.”

Transformação

Oziel foi criado desde a infância pelo sacerdote Fassur (papel interpretado pelo ator Zécarlos Machado) e via nele um pai, uma espécie de herói. Sua admiração, lealdade e inocência não o deixavam enxergar as condutas inadequadas do sacerdote. Mesmo acreditando no Deus Vivo, Oziel entendia que o testemunho errado do sacerdote era a forma certa de agir. Mas, depois que ambos foram levados para a Babilônia, Oziel pôde também conviver com o sacerdote Zadoque (interpretado pelo ator Paulo Figueiredo), que é o oposto de Fassur. Com isso ele começou a observar e a questionar o comportamento de seu líder e passou a não concordar mais com suas atitudes. “Costumo dizer que o lado bom de Oziel falou mais alto. Nessa mudança colocamos nele um lado mais divertido e pude também mostrar mais um lado atrapalhado do personagem.”

Falando sobre as diferenças e semelhanças entre ele e seu personagem, Saulo acredita que o jeito atrapalhado é algo que tenham em comum. “Sou desses atrapalhados (risos), mas a principal diferença é que Oziel é indeciso, inseguro, tem dificuldade em expor o que sente e pensa.”

O ator ainda explicou que para compor seu personagem foi preciso todo empenho em relação aos detalhes bíblicos e para tanto contou com a ajuda do bispo Miguel Peres. “Nesse processo também pude contar com a autora Paula Richard e o diretor Edgard Miranda. Outro ponto muito gratificante para que eu desempenhasse bem meu trabalho como ator foi a liberdade que sempre recebi para compor e dar minha cara ao personagem, sugerir coisas, ver caminhos por onde ele pudesse ir e ganhar forma. Contei também com o meu grande parceiro de cena, o ator Zécarlos Machado, que foi um dos presentes que recebi ao participar dessa obra. Foi ótimo fazer parte de uma equipe tão alinhada e ver todos caminhando juntos.”

Fé e experiência

Assim como Oziel, o ator acredita em um único Deus e ressalta que é movido pela fé. “Eu converso muito com Ele, agradeço constantemente todas as graças alcançadas na minha vida e também pelos momentos difíceis, de provações, que se tornaram momentos de aprendizado. Peço direcionamento, proteção, mas, acima de tudo, que eu venha a ser um instrumento de Sua Palavra, que de alguma forma eu consiga levar Seus ensinamentos ou conforto a quem eu puder.”

E essa novela, sem dúvida, foi uma forma de o ator levar, por meio de seu personagem, a fé a inúmeros lares brasileiros. Ele enxerga essa experiência como um privilégio. “Poder viver da minha arte já é uma grande bênção para mim, mas sem dúvida fazer parte de uma novela bíblica tem sim uma emoção maior e ainda ter o privilégio de poder aprender mais sobre a Bíblia, além do conhecimento que eu já tinha. Saber que você está ali, ajudando a contar uma história real, de fé, a emoção é incomparável.”

Sobre as emoções finais da novela, Saulo ressalta que o público pode esperar muitas, pois tudo está sendo produzido com entrega, dedicação e profissionalismo. “O final de O Rico e Lázaro vai surpreender a todos”, garante o ator.

Não deixe de acompanhar as últimas emoções da trama, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h40, na tela da RecordTV.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Fotos:Munir Chatack e Divulgação