A representatividade espiritual do Templo de Salomão
Conheça os detalhes importantíssimos que fazem toda a diferença nessa obra grandiosa
Toda a construção do Templo de Salomão, cada detalhe, foi pensado cuidadosamente, pois tudo nele faz referência à vida espiritual e ao relacionamento de Deus com o Seu povo.
As colunas do Templo, por exemplo, representam a vida fundamentada nos ensinamentos de Deus. Aqueles que são sustentados espiritualmente pela obediência à sua Palavra recebem a força que vem do alto.
Já o dourado, que é predominante nas colunas encontradas na área externa, representa o ouro que – segundo a Bíblia – era o material utilizado nos objetos sagrados e simbolizava a natureza imutável de Deus.
Além disso, ao passear pela Esplanada do Templo de Salomão, nos deparamos com altas e centenárias tamareiras, trazidas de Israel, que fazem referência à passagem bíblica que diz:
“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.” Salmos 92:12,13

A Porta principal representa o Senhor Jesus
Ainda na Esplanada estão hasteadas as bandeiras de todos os países em que a Universal está presente.
Outro detalhe que chama atenção são as luminárias em forma de trigo. Elas representam os servos de Deus que, por meio do Espírito Santo, levam luz ao mundo.
Já a porta principal, que dá acesso ao Santuário, representa o Senhor Jesus, que por meio de Seu sacrifício se tornou a Salvação da humanidade. De igual modo, o Altar no interior do Templo, representa Deus. Nele, inclusive, estão colocadas 12 pedras que representam as 12 tribos de Israel.
Na área externa do Templo também foi feita uma réplica fiel ao Tabernáculo dos tempos de Moisés, em escala original, como o que foi construído há mais de 3 mil anos. Em seu interior está a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus; o altar de incenso, que era aceso pelo sacerdote, cuja fumaça representava a oração do povo subindo ao Deus Altíssimo; o candelabro; e em frente ao Tabernáculo, o altar de bronze, onde o povo hebreu apresentava suas ofertas.

Selo verde
Vale destacar também que o Templo de Salomão contribui para a preservação do meio ambiente, inclusive, recebeu um selo verde (certificação Leadership in Energy and Environmental Design) concedido apenas para projetos que valorizam o meio ambiente.
A exemplo das cisternas que ficam sob o piso da parte externa (no chão e nos telhados) e em algumas colunas da construção. Esse sistema recolhe a água proveniente das chuvas para reutilização, promovendo, assim, um uso inteligente dos recursos hídricos.
E do sistema de irrigação do Jardim Bíblico é inspirado em um método utilizado na Terra Santa há mais de 2 mil anos. São canos ou mangueiras com perfurações intercalados entre a vegetação.
E por falar no Jardim Bíblico, nele foram plantadas 12 oliveiras retratando o Getsêmani, localizado no Monte das Oliveiras, em Jerusalém. Cada uma delas possui mais de 100 anos e vieram do Uruguai.
Ao lado das oliveiras está o Memorial, onde estão expostos artefatos sagrados que retratam a história do povo hebreu e do Templo.

Evento Especial de aniversário
Atualmente, o Templo de Salomão é considerado um dos maiores e mais importantes pontos turísticos do mundo, tendo em vista sua relevância histórica e religiosa. Anualmente, milhares de pessoas, vindas do mundo todo, visitam o Santuário e o Jardim Bíblico, que inclui, o jardim das Oliveiras, o Memorial e o Tabernáculo.
Por isso, no próximo dia 31 de julho, às 18 horas, data em que completa 7 anos de existência, para celebrar a data será realizado um evento especial, no Templo de Salomão. E você é o nosso convidado. Não perca!
Mas, se não for possível estar presente, você poderá acompanhar, ao vivo, pelos meios de comunicação da Universal. A cerimônia será transmitida para todo o mundo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo