A raiz da insegurança e como vencê-la

Durante reunião do Godllywood Autoajuda deste sábado (27), Cristiane Cardoso falou sobre o assunto. Confira no vídeo abaixo

Imagem de capa - A raiz da insegurança e como vencê-la

Neste sábado, 27 de março, diretamente do Templo de Salomão, Cristiane Cardoso realizou a reunião especial do Godllywood Autoajuda. Durante o encontro, ela falou sobre a raiz da insegurança na vida das mulheres. 

Cristiane explicou que a mulher insegura tem duas faces: a de vítima e a de vilã. Segundo ela, a “vítima” acredita que essa insegurança se dá em consequência de tudo o que aconteceu e acontece na vida dela, ou seja, “ela se sente vítima de tudo… [Por exemplo]: porque nunca teve o carinho de ninguém; por ter crescido num lar pobre; por ter sido abandonada; por não ser magra, alta, não ter o corpo assim, assado…. enfim, ela coloca todas essas [e outras] questões na frente e se sente sem sorte na vida… ou seja, ela tem aquela lista de razões que a faz insegura, e pensa: ‘poxa, tadinha de mim… olha só como eu estou sofrendo!’”.

Por outro lado, continuou Cristiane, quando essa mulher olha para as outras pessoas tendo o que ela não teve, aí ela passa a ter um comportamento da outra face da insegurança: a de vilã, ou seja, “ela inveja, cobiça o que elas têm; muitas vezes – secretamente – ela torce para aquelas pessoas perderem o que têm… ou seja, ela tem esse lado mau…”, explicava. 

Cristiane destacou ainda que pelo fato dessa pessoa sempre justificar a insegurança com tudo o que ela passou, “ela nunca muda. Não cresce na vida e está sempre parada no tempo”, alertou. 

História de Saul

Ainda durante a palestra, Cristiane lembrou a história do rei Saul, descrita na Bíblia no livro de 1 Samuel. Saul foi escolhido por Deus, contudo, por causa da sua insegurança, ele não conseguiu conduzir seu reinado. Mesmo, aparentemente, tendo condições perfeitas para isso.

“A gente vê isso quando Deus teve de rejeitar Saul, porque em sua insegurança, ele deu mais valor ao que as outras pessoas pensavam sobre o que estava acontecendo…”, disse Cristiane.

Por outro lado, Davi, quando foi consagrado a rei, creu que Deus estava lhe escolhendo. “Ele creu que o Espírito Santo entrou nele e creu naquela unção. Então, ele não foi um rapaz inseguro, e olha que ele sofreu perseguição! Davi foi perseguido até pelos irmãos, portanto, ele tinha todas as razões de se sentir vítima de Saul e de Israel, mas ele nunca se comportou como vítima!”, enfatizou.

Ela ainda reiterou que a pessoa insegura precisa mendigar atenção dos outros, pois não consegue crer que Deus a escolheu e que seu valor não está em coisas e pessoas. “A pessoa insegura mendiga atenção… Ela [acha] que vai ter valor se tiver um marido, se tiver filhos, se for bonita, se tiver dinheiro no banco ou se tiver rede social cheia de seguidores. Ela mendiga. Depende de coisas externas.”

Para solucionar os problemas com a insegurança, no entanto, Cristiane pontuou que é preciso crer e se entregar a Deus. “Vença sua insegurança através da fé. A fé de você entregar sua vida para Deus e crer. {…}”, aconselhou. “Você tem que crer, e crer é se lançar, aceitar que o que Deus falar é lei. Crer é confiar!”, enfatizou.

Confira a reunião completa no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Reprodução