A qual voz você tem se inclinado?

Há palpites para todos os gostos e necessidades, mas apenas uma Voz realmente conduz ao caminho para uma vida abundante e de paz

Existe um bombardeio constante e intenso de vozes que sopram sutilmente aos ouvidos das mulheres. Elas vêm de familiares, amigos, colegas de trabalho, empresas e influencers que ditam convicções, instigam desejos e servem como motivadores para ações de todos os tipos.

Algumas mulheres, por exemplo, já ouviram que é melhor dar uma chance a um relacionamento abusivo a ficar solteira, se submetendo a uma vida amorosa infeliz. Outras recebem palpites sobre profissões mais rentáveis do que aquelas com as quais sempre sonharam e acatam sugestões para mudar de área, correndo o risco de viverem frustradas, mesmo com uma vida financeira estável. Há mulheres que são influenciadas nas redes sociais a seguirem a moda ao se vestir, em relação à tecnologia e aos cuidados pessoais e, dessa forma, se tornam consumistas e, em alguns casos, até se endividam para manter as aparências.

A questão é que toda essa variedade de vozes acaba por abafar a única Voz que realmente merece atenção: a de Deus. A colunista Viviane Freitas meditou sobre o assunto em seu blog e reforçou que “nossas opiniões, juízos e críticas são formados de acordo com aquilo que ouvimos. Deus, sabendo disso, nos ensina a priorizá-Lo, acima de qualquer voz que ouvimos”.

Esse ensinamento está registrado em Salmos 78.1: “escutai a Minha lei, povo Meu; inclina os vossos ouvidos às Palavras da Minha boca”. É somente quando a Sua voz recebe a devida atenção que se torna possível distingui-la com clareza das demais.

“Parece que, muitas vezes, ouvimos a Deus, não é? Porque lemos a Bíblia, meditamos, vamos à igreja, porque sabemos muitas coisas escritas, mas, para mim, a única forma que encontro para ouvir a Voz de Deus é quando tenho momentos a sós com Ele, reflito sobre o que tenho ouvido e sobre aquilo que tenho vivido. E logo tenho que exercitar a fé para colocar a Palavra de Deus em prática”, esclarece Viviane.

Na contramão da própria natureza
A Palavra tem poder. Foi ela quem deu origem ao mundo e até hoje é alimento para a alma, mas escutá-la é apenas o primeiro passo. Mais do que estar atento à Voz de Deus, é necessário disposição para se inclinar a ela, em outras palavras, obedecer àquilo que Ele orienta. É simples? Sim, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil, “porque o Meu povo é inclinado a desviar-se de Mim” (Oséias 11.7).

Desde sempre, a natureza humana tende a se afastar de Deus e permitir que qualquer voz sobressaia à Sua. Por isso é tão importante se abster do mundo ao ler e meditar no Livro Sagrado diariamente, dedicando tempo de qualidade a Ele e permitindo que, mesmo com as tarefas diárias, como trabalhar ou estudar, a Voz de Deus prevaleça em seus pensamentos.

Viviane acrescenta que quem diz que é fácil é porque não percebe os próprios erros e não está atentando para sua alma: “afinal, se fosse natural para nós ouvirmos a Deus e nos inclinarmos à Sua Voz, não pecaríamos em nada”. Com a força do próprio braço, a inclinação natural é para as coisas do mundo, mas, ao depender dEle e se submeter aos Seus ensinamentos, é a Voz de Deus que dita a melhor inclinação, ou seja, o melhor caminho a seguir.

É possível buscar a orientação de Deus em qualquer situação, mas vale lembrar que “não é em qualquer situação que Ele vai falar”, diz Viviane. Por isso, a parte que cabe à mulher é se interessar por Ele, buscar o Seu Espírito e perguntar. Também é necessário se manter alerta às vozes do mundo para não correr o risco de se submeter a elas erroneamente – afinal, em Romanos 8.6, somos alertadas que “a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz”.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Foto: Getty images