A pedra de tropeço que pode aparecer em seu caminho

Medite nesta mensagem do Bispo Renato Cardoso para a sua edificação espiritual

O orgulho não deixa a pessoa enxergar além da sua própria crença. E, em algum momento, isso pode trazer uma “miopia” para ela, diante de alguma situação da vida. Além disso, é importante compreender que o ser humano não é Deus. Por isso, todos nós dependemos da misericórdia dEle.

Por que isso é importante:

Durante a programação Inteligência e Fé, do dia 13 de maio, o Bispo Renato Cardoso observou: “Se tão somente os orgulhos pudessem compreender isso: que uma das principais raízes de todos os seus problemas está exatamente no seu orgulho. É por isso que eles têm conflitos com tanta gente, confusão, problemas de relacionamento”. Logo, podemos concluir, que o orgulho é uma tolice. Por mais que uma pessoa seja inteligente ou rica, por exemplo, o orgulho bloqueia a mente dela para aprender algo novo.

  • Na Bíblia está escrito: “Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.” Provérbios 11:2

O que observar:

Primeiramente, é importante compreender que o orgulho é da natureza humana e acompanha todas as pessoas desde o Jardim do Éden. Talvez, você tenha dificuldade em fazer amizades ou ninguém no seu trabalho consegue conviver com você. Talvez, nem você consegue alcançar os seus próprios padrões ou os padrões que você exige de outras pessoas.

  • “Você precisa, primeiro, reconhecer que o orgulho é um problema sério em sua vida. O orgulho bloqueia a sabedoria de entrar em sua vida. Uma vez você tendo esse reconhecimento, você precisa pedir a Deus que lhe dê um entendimento real sobre quem você é”, disse o Bispo.
  • Vale, igualmente, acrescentar que colocar-se para baixo, em uma posição inferior aos outros, culpar-se, também não são comportamentos bons para a sua vida. E isso não significa humildade.
  • Além disso, lembre-se de que você não é Deus, você está abaixo dEle. Nenhum ser humano tem estrutura para estar sobre as outras pessoas.

Conclusão:

Faça uma autoavaliação sobre o seu orgulho. Lembre-se de que o orgulho pode aparecer de diversas formas. Pessoas pobres financeiramente podem ser orgulhosas. Há os que se orgulham de serem “humildes”. Outros se orgulham de sua beleza física ou de sua carreira acadêmica. Há pessoas que se orgulham de serem justas e corretas. Portanto, cuidado.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock