A pandemia fez crescer em 118 milhões o número de pessoas que passam fome no mundo

Conheça as ações sociais da Universal, que têm sido intensificadas desde o início da pandemia, para atender parcelas da população atingidas pela insegurança alimentar

Imagem de capa - A pandemia fez crescer em 118 milhões o número de pessoas que passam fome no mundo

Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) está a erradicação da extrema pobreza e da fome. Infelizmente, com a pandemia de COVID-19, se tornou mais difícil alcançar essa meta.

De acordo com relatório da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a pandemia fez crescer em 118 milhões o número de pessoas que passam fome no mundo.

Mais de 800 milhões de pessoas, cerca de 10% da população, se encontram nesta situação. Sendo que mais da metade das pessoas mal alimentadas vivem na Ásia (418 milhões). Ademais, mais de um terço na África (282 milhões). E, 8% na América Latina (60 milhões).

Principalmente as crianças que estão na ‘primeira infância’, fase marcada por intensos processos de desenvolvimento, são muito afetadas por este cenário. Ainda segundo o relatório, “22% (149 milhões) das crianças com menos de cinco anos são afetadas por retardo de crescimento”.

Combate à fome

Frente a esta realidade, a Universal tem, desde o início da pandemia, intensificado o seu trabalho social para atender parcelas da população atingidas pela insegurança alimentar. A exemplo, do projeto “Delivery Solidário”, do grupo Universal nos Presídios (UNP), que beneficiou mais de 70 mil pessoas no Brasil, no dia 18 de julho último.

O grupo UNP, além de realizar um trabalho com os detentos dentro das penitenciárias, também atende os familiares. Tanto nas portas dessas instituições bem como em suas casas. A ação levou alimento físico e espiritual às famílias. E, em todo o País, doou 306 toneladas de alimentos em cestas básicas. Saiba mais sobre esta ação, clicando aqui.

Na mesma data, o projeto “Mercado Solidário”, iniciativa do grupo Unisocial, atendeu cerca de 71 mil pessoas em cidades dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Com a doação de mais de 670 toneladas de alimentos não-perecíveis. Bem como alimentos frescos, entre legumes e frutas, além de aproximadamente 26 mil itens de higiene pessoal.

As estruturas das unidades do projeto são semelhantes a de um mercado comum, com bancadas, gôndolas, produtos setorizados e empacotadores. Mas, todos os produtos oferecidos são para a doação aos mais carentes. Ademais, observaram-se, rigorosamente, todas as medidas sanitárias contra a COVID-19. Saiba mais sobre este trabalho.

Você também pode ajudar

A saber, se você quer contribuir com as obras sociais da Universal, clique aqui e saiba como.

Ademais, se deseja fazer parte de um dos grupos de voluntários ou ajudar com a doação de alimentos, roupas, itens de higiene pessoal, entre outros produtos de primeira necessidade, procure a Universal mais perto de você (encontre aqui o endereço).

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock e cedidas