A necessidade de praticar a verdade

A honestidade, base da justiça, é um comportamento essencial para ter um ano de sucesso, mas muitos, às vezes, a ignoram

Imagem de capa - A necessidade de praticar a verdade

Nos últimos tempos, uma grande ansiedade passou a tomar conta de muitas pessoas. Elas desejam que novidades aconteçam em sua vida, principalmente depois de tantos sofrimentos, perdas e inseguranças. Mas, para alcançar resultados melhores neste ano e em todos os anos que virão, é preciso que a mudança aconteça internamente e no comportamento de cada um.

Entre tantas condutas que contribuem para uma vida bem-sucedida, não só financeiramente, mas de forma geral, destacam-se a honestidade e o hábito de agir seguindo o princípio da verdade.

Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas explica que ser honesto e verdadeiro traz benefícios diários e ressalta que essa postura é cada vez mais rara de encontrar nas pessoas: “hoje em dia, com tantos valores invertidos, está ficando mais difícil encontrar pessoas honestas com quem está ao seu redor, consigo mesmas e até com Deus”.

A desonestidade e a mentira abrem portas para outras injustiças, que são pecados e afastam o ser humano cada vez mais do Criador. “Por serem desonestas, muitas pessoas não conseguem confiar em ninguém, pois acham que todas também são como elas. Elas não confiam em seus patrões, cônjuges, amigos, familiares, pastores, em si mesmas e deixam até de confiar em Deus”, explica o Bispo.

Todos aqueles que desejam agradar a Deus, sem exceção, devem ser pessoas honestas, como está descrito na passagem de 2 Coríntios 8.21: “pois procuramos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens”.

O Bispo enfatiza que essa honestidade deve ser praticada em todas as situações: “é honrar sua palavra, pagar seus impostos, ser verdadeiro, mesmo que as consequências não lhe sejam favoráveis.

Você deve reconhecer quando errou, sua real condição espiritual e ser fiel nos dízimos, em seus votos e ofertas”.

No entanto a prática da honestidade e da verdade exige realmente um caráter de fidelidade a Deus, que passe por cima de vontades e desejos pessoais ou vontades alheias. “A vida do verdadeiro seguidor do Deus-Vivo é pautada na verdade, doa a quem doer. Ele enfrenta as consequências da verdade, sofre o que tiver de sofrer, mas não se curva à mentira”, ressaltou o Bispo.

O Espírito de Deus é o Espírito da Verdade, logo, não há possibilidade de agradar a Deus a não ser pela verdade, como também encontramos em Zacarias 8.16: “Estas são as coisas que deveis fazer:

Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas”.

Ainda segundo o Bispo, “a Palavra de Deus é ‘sim, sim; não, não’, pois tudo o que passar daí já foge à verdade, já que esta não tem versões, diferentes tonalidades ou variações. O que passa para além da verdade é mentira e quem falta com a verdade é mentiroso”.

Esses ensinamentos estão na Palavra de Deus, que também é verdadeira. Portanto, todos, incluindo Bispos, Pastores, auxiliares, obreiros ou membros do Corpo de Cristo, devem estar atentos ao que sai de sua boca constantemente. “Não caia na besteira de faltar com a verdade apenas para agradar a quem quer que seja. Fale a verdade, sempre. Se o seu familiar, patrão, cliente, empregado lhe pedir para mentir, não ceda. Se você fez algo errado que possa comprometer seu relacionamento, seu uniforme, seu título, seu trabalho e/ou suas finanças, fale a verdade e assuma as consequências”, aconselha o Bispo.

Caso você, caro leitor, repensando sua conduta percebeu que não está vivendo de acordo com os critérios de honestidade nem praticando a verdade, mude seu comportamento imediatamente, passe a agradar a Deus e garanta os benefícios de viver a verdade. “Se você reconhece que tem faltado com a verdade, peça perdão a Deus, confesse a quem é de direito e comece a trilhar uma vida pautada na verdade. Passe a ser autêntico em sua fé. Seja verdadeiro no que sai da sua boca e comece a desfrutar das maravilhas de viver com a vida reta diante de Deus e assim fará escolhas certas e terá um ano melhor”, conclui o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: getty images