O que você precisa saber sobre a morte de Uzá

Por que a ira do Senhor se acendeu contra ele?

Imagem de capa - O que você precisa saber sobre a morte de Uzá

Em Reis, por muito tempo, Davi (Cirillo Luna) lutou para que a Arca da Aliança – o símbolo da presença de Deus – finalmente retornasse a Jerusalém. Após alcançar o seu objetivo, o transporte do objeto sagrado foi planejado nos mínimos detalhes em meio à celebração do povo de Israel. Uma verdadeira festa se não fosse pela morte do levita Uzá, após a ira do Senhor se acender contra ele.

Confira a cena:

A arca era símbolo da presença de Deus e da Sua glória. Por isso, ninguém que não estivesse autorizado poderia tocá-la ou olhar para dentro dela (Js 3.3-4; 1Sm 6.19). Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca. Como conhecedores da Palavra do Altíssimo, os representantes de Israel não se atentaram ao fato de que ela só podia ser carregada nos ombros dos levitas, e não em um carro de bois (Dt 10.8; 1Cr 15.15).

O que você precisa saber:

Ainda que Uzá tivesse boa intenção, jamais poderia tocar na arca. Veja que boas intenções não justificam o pecado da desobediência. Tudo tem que ser feito de acordo com as orientações do Senhor. Além disso, tocar naquilo que é sagrado aos olhos de Deus é considerado desrespeitoso, além de uma demonstração da falta de temor a Ele. Como explica o Bispo Edir Macedo, tocar na santidade de Deus “significa colocar-se no mesmo nível do Altíssimo” e, por isso, é considerado abominável.

Clique aqui e confira a reflexão.

Deus designou inúmeros itens sagrados, como a Vida, os dízimos e as ofertas, e aqueles que os tocam atraem para si maldições e sérias consequências. No entanto, hoje, esta irreverência pode se entender como desobediência àquilo que é determinado pelo Altíssimo em Sua Palavra – que também é sagrada (1 Coríntios 3.16-17). É como tocar na Arca.

Sendo assim, mantenha o temor do Senhor dentro de si, pois, uma vez que ele se perde, não há limites para a pessoa errar e tudo passa a ser permitido aos seus olhos – inclusive tocar no que é sagrado.

“E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou” (Atos 10.15)

Não perca:

Acompanhe os próximos acontecimentos de Reis – O Pecado, transmitida de segunda a sexta, às 21h, no Univer Vídeo ou pela Record TV.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Reprodução/ Record TV