A missão de conduzir um povo

Série A Bíblia retrata a história de Moisés e a transformação provocada por seu encontro com Deus

Imagem de capa - A missão de conduzir um povo

A saga do povo hebreu voltou à tela da Record TV com a série A Bíblia. A produção traz as principais cenas das novelas Gênesis, Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida e é mais uma oportunidade para refletir sobre a profundidade da Palavra de Deus e aprender com Ela. Ela mostra, por exemplo, parte da trajetória dos descendentes de Abraão que viveram no Egito como cidadãos, mas foram escravizados e permaneceram assim por 400 anos. Em determinado momento, o clamor do povo por liberdade chegou a Deus e Ele escolheu Moisés para conduzi-lo à Terra Prometida.

Da realeza ao deserto
Moisés nasceu hebreu e no período em que havia um decreto do Faraó para que todos os meninos hebreus recém-nascidos fossem mortos. Sua mãe, Joquebede, o manteve escondido por alguns meses até que, para evitar a morte dele, o colocou em um cesto e o lançou no rio. O menino foi encontrado pela filha do Faraó, que o adotou e criou como parte da família. Mesmo tendo estudado e vivido cercado por luxo, Moisés carregava a dor de seu povo. Essa situação ficou clara quando ele feriu um egípcio para proteger um hebreu. E, a partir daí, ele passou de filho de uma princesa a fugitivo.

O chamado de Deus
Longe de tudo o que estava habituado a viver, Moisés se instalou na cidade de Midiã, se casou e levou uma vida comum por anos, até que “apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia”. (Êxodo 3.2).

Em A Bíblia é possível ver como a grandiosidade desse episódio chamou a atenção de Moisés (vivido por Guilherme Winter). Ele foi chamado pelo nome por Deus. O Altíssimo planejou aquele momento para anunciar seu plano de salvar os hebreus. “Apesar da ‘boa notícia’, Moisés, por cinco vezes, apresentou desculpas para evitar a responsabilidade de ser o intermediário daquele livramento”, diz o Bispo Edir Macedo em seu blog.

As desculpas de Moisés
A reação de uma pessoa diante de um desafio mostra o que ela é. Afinal, nem todos se sentem preparados para encarar uma grande missão. No entanto, enquanto a pessoa foca em observar sua capacidade humana, Deus analisa completamente sua estrutura.

O Criador sabia de todas as características de Moisés, inclusive de suas dificuldades, e, apesar disso, acreditou nele e transformou sua vida simples em uma com um propósito extraordinário.

Todavia, apesar de Deus ter visto o caráter, o espírito de temor, de submissão e de fé de Moisés, ele não se via capaz de ser um instrumento nas mãos do Altíssimo. Quando Moisés soube do plano para libertar os hebreus, sua primeira pergunta foi: “quem sou eu?’” Apesar de ter vivido de forma diferenciada, “Moisés se sentia inferior. Ele pensou que Deus tinha escolhido a pessoa errada”, diz o Bispo Macedo. Moisés ficou paralisado diante do desafio, como muitas pessoas fazem. Deus insistiu e Moisés lhe apresentou desculpas como “qual é o seu nome?”, “E se eles não me ouvirem?”, “Eu não sou homem eloquente” e, por fim, “Envie um melhor do que eu”.

Esse episódio traz muitas lições e uma delas é que, quando Deus tem um plano, nenhuma desculpa O faz voltar atrás. “Ele não busca pessoas autoconfiantes, mas pessoas que confiam e, sobretudo, obedecem ao que Ele diz”, diz o Bispo. Quando foi chamado, Moisés não era completo, nem mesmo conhecia profundamente a Deus, mas se deixou ser moldado e usado para conduzir seu povo à liberdade. Não perca os ensinamentos dessa história de fé e superação. A série A Bíblia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21 horas, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: Reprodução