A inveja explícita dos irmãos de José

Esse sentimento pode surgir de forma despercebida no íntimo de cada um e, aos poucos, ganhar proporções que fogem ao controle. A novela Gênesis traz reflexões sobre o tema

Imagem de capa - A inveja explícita dos irmãos de José

A novela Gênesis, da Record TV, vai além da narrativa que mostra como José se tornou governador do Egito após a escravidão. A trajetória do personagem na trama revela também os dilemas e as traições enfrentadas por ele. Os capítulos iniciais da sétima e última fase da novela, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h, expuseram ao público as nuances de um convívio pouco fraternal entre ele e seus irmãos, em um relacionamento marcado pelo ódio e pela inveja.

José (interpretado pelo ator Juliano Laham) era o penúltimo filho de Israel (Petrônio Gontijo) com Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre). Vale lembrar que, ao todo, Israel (ou Jacó) teve 13 filhos com suas duas mulheres, Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato) e Raquel, e duas concubinas, Bila e Zilpa.

O telespectador acompanhou como a inveja pode se apresentar em diversas cenas da novela, como aquelas que mostraram as discussões constantes entre os irmãos e José, que se justificavam com a alegação de que o jovem era o “filho protegido do pai”. Em uma tentativa frustrada de se enturmar com os irmãos, José acabou sendo humilhado e arremessado na lama. Outro tema que gerou discórdia foi a túnica especial que Israel havia encomendado. Isso porque seus filhos acreditaram que o primogênito Rúben (Felipe Cunha) seria reconhecido por meio dela, mesmo depois de ter ferido a confiança do pai e mantido um caso com sua concubina, Bila (Patrícia França).

No entanto, quando José recebeu a túnica, seus irmãos o invejaram e tramaram uma vingança contra ele. Assim, eles aproveitaram a primeira oportunidade para lançar José em uma cisterna e vendê-lo como escravo por 20 siclos de prata.

PALAVRA DE DEUS
A Bíblia apresenta detalhes desse episódio: “Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos […]. E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.” (Gênesis 37.2-4). Desta forma, o clima de tensão se agravou ainda mais, revelando um sentimento em comum entre os 11 irmãos: “Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. […] E teve José outro sonho […]. Seus irmãos, pois, o invejavam […]” (Gênesis 37.5, 9-11).

PERGUNTE O PORQUÊ
Durante uma meditação, o Bispo Edir Macedo expôs que esses conflitos que existem dentro de cada um podem ser explicados pelo seguinte versículo: “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar […]” (Tiago 4.1-2).

Para o Bispo, a inveja é um assunto “doloroso” e tem “acertado muita gente”, inclusive dentro das igrejas. “Muitas pessoas são cristãs, mas vivem uma vida amarrada, travada, emperrada; quanto mais se movem, mais enroladas ficam. É evidente o motivo de muitos terem fracassado na vida econômica, familiar, amorosa, na saúde: quando se almeja alcançar uma vida abençoada financeiramente, quando se tem essa intenção de viver uma vida abundante para a satisfação de si mesmo – e não para a glória de Deus –, ou para a satisfação do olho grande de querer ter o que o outro tem, a pessoa entra em conflito dentro de si mesma, enfraquecendo a própria Fé”, alertou.

Ele ainda pontuou que “se você quer ser uma pessoa abençoada para competir com o irmão, com a irmã, com o vizinho, com a pessoa que vai na mesma Igreja que você”, é porque você quer ser mais do que o outro. “Muitos têm perdido a Salvação por causa dessa ganância que carregam dentro de si para satisfazer seu ego. Então, essa criatura fica presa, refém de suas cobiças. E não é assim no Reino de Deus. Se a gente tem o coração focado em fazer a Vontade de Deus, nosso coração nunca vai se corromper com brigas, pelejas e disputas com outras pessoas. Pelo contrário, nosso coração estará batendo de acordo com o coração de Deus.”

NA BÍBLIA, NA TELA E NA VIDA
Muitas pessoas assistem à novela, mas não observam a si mesmas. Por isso, acabam sendo manipuladas por sentimentos como a inveja. Para superar esse problema, é importante encarar os fatos e agir. A inveja existe desde os primórdios da Humanidade, a exemplo de Lúcifer e Caim. E nada melhor do que as Escrituras Sagradas para inspirar quem deseja se livrar de vez dela.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Reprodução