A infidelidade virtual e suas consequências
No Escola do Amor Responde, Renato e Cristiane Cardoso abordaram a dúvida de uma aluna cujo relacionamento chegou ao fim por conta de uma conversa dela no WhatsApp. Ela desabafou e disse que tinha pensado em se relacionar com outra pessoa. Ela diz que sabe que errou e, por isso, tentou modificar a situação com o companheiro, mas tudo só piorou. Diante disso, a aluna pediu conselhos ao casal para saber como deve proceder.
Aluna – Meu relacionamento completaria quatro anos, mas meu namorado terminou comigo por causa de uma conversa que tive no WhatsApp. Na ocasião, eu havia desabafado com uma pessoa e disse a ela que estava pensando em ficar com um rapaz porque meu namorado não estava me dando atenção. Me humilhei muito para modificar a situação e mostrar para meu namorado que não aconteceu nada e que foi apenas um pensamento. Tive a péssima ideia de tirar um print de uma mensagem em que eu falava que realmente não havia ficado com o rapaz, pois pensei que agindo assim poderia mudar a opinião dele, mas o que aconteceu foi bem pior. Ele diz que eu destruí a chance que eu ainda poderia ter com ele. O que eu faço?
Renato – A burrice começa quando você está em um relacionamento há quatro anos e não decide se o objetivo é se casar. Você está enrolando, não namorando, e a burrice começa aí. Já se passaram quatro anos e a relação acabou nessa frustração toda. A pessoa que namora infinitamente fica em uma relação sem propósito. O namoro não é para você ficar curtindo, saindo, vendo filmes ou dormindo na casa do namorado. Isso não é namoro, é enrolação. O que vocês tinham? Namoro, casamento, ficada ou noivado? Vocês não sabem. Essa foi a primeira burrice e a segunda foi ter expressado no WhatsApp o pensamento de que gostaria de ficar com outro rapaz.
Cristiane – Você sabe que quando a pessoa escreve algo que pensa ela está fazendo mais do que simplesmente falar. Quando os pensamentos ruins vêm à mente, não é preciso externá-los. Mas, quando a pessoa fala, ela está oficializando um poder ao pensamento e quando escreve sobre o assunto é como se ela estivesse fazendo um documento e registrando o que pensa. Hoje nós vemos que muitas pessoas não estão enxergando o que isso significa. Por exemplo, você fez até um print para mostrar que não teve nada entre você e o rapaz, mas você escreveu que estava pensando em ficar com ele. É óbvio que qualquer pessoa que visse aquele comentário o consideraria uma traição. Para você não era porque você não vê as coisas como elas são. Você fala que estava desabafando, mas na verdade estava traindo seu namorado. Quando um homem gosta de ficar curtindo fotos de outras pessoas do sexo oposto, vendo fotos de uma mulher nua e comentando sobre ela, está traindo. Uma coisa é ver, outra coisa é curtir, comentar e dar continuidade àquele pensamento. Quando você tiver um pensamento pode muito bem rebatê-lo e não aceitá-lo.
Renato – Além disso, há o lado vingativo e egoísta da sua parte. Você fala que naquela mensagem você desabafou ao dizer que estava pensando em ficar com outra pessoa porque seu ex-namorado estava deixando você de lado. Para que fez isso? Para se vingar dele ou para atender à sua carência? Perceba que você não estava tendo essa carência preenchida pelo seu namorado.
Cristiane – Por que você seria capaz de usar outra pessoa para se vingar? Para se sentir melhor consigo mesma? O que isso mostra de você é que não está pronta para estar em um relacionamento. Ainda bem que seu namorado terminou com você. Eu não o estou defendendo, mas você não está bem para manter um relacionamento. O que aconteceria se toda vez que o marido não desse atenção à esposa ela quisesse traí-lo? Isso não é casamento, é terrorismo.
Renato – Pode ser que ele também tinha um problema. Se ele realmente não estava dando atenção a você, não há muito o que você possa fazer para reatar esse relacionamento. O melhor que você pode fazer agora é reavaliar a sua condição emocional, seu caráter, suas atitudes, se arrepender de verdade e não pensar em táticas para que seu ex mude de ideia. Não é uma tática que vai fazê-lo mudar de ideia, mas o reconhecimento do seu erro e ver a atitude de mudança. Não é dizer que mudou, mas mudar de fato, reconhecer que errou e tocar sua vida. Se ele procurar você no futuro, vai encontrá-la diferente. Neste momento, você não deve se entregar a outro homem para mostrar que a fila já andou.
Cristiane – Você precisa trabalhar dentro de si mesma. Não estamos condenando você, mas falando a verdade. Você não está pronta para um relacionamento.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo