A importância de ser um pai melhor para os filhos

Participe da Santa Ceia do Pai Celestial no domingo próximo, dia 14 de agosto, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais perto de você

Em recente entrevista ao programa “Fala Que Eu Te Escuto”, sobre a importância do tempo na relação entre pais e filhos, a psicóloga Telma Abrahão explicou que “mais importante do que o tempo (quantidade) é a qualidade do tempo que os pais passam com os filhos”.

  • “Presença física não é o mesmo que presença emocional (…) A gente precisa encontrar dentro do nosso dia a dia oportunidades de oferecer um ambiente enriquecedor para os nossos filhos”, reiterou a especialista.

Entenda a relevância do assunto:

Mesmo com muitos pais presentes na rotina, muitos são os fatores que os distanciam dos seus filhos e fazem com que não consigam dedicar um tempo de qualidade para esta relação familiar.

  • A exemplo da carga de trabalho, tempo de uso de tela e outras tarefas que os adultos possam desempenhar, deixando de lado a atenção e o interesse para com as crianças e adolescentes.

Por sua vez, alguns pais são declaradamente ausentes, até mesmo, por conta do divórcio entre os pais. E essas separações físicas, inclusive, podem desencadear traumas emocionais em crianças e adolescentes.

  • Assim como aconteceu com a jovem Débora. Durante cinco anos, ela sofreu com depressão. Tudo começou com um trauma de infância, devido ao abandono dos pais e abusos que sofreu ainda criança. A jovem contou que passou a sentir um vazio enorme e uma tristeza dentro de si. Primeiro, veio a solidão. Não queria mais sair do quarto, tomar banho, não sentia vontade de comer e nem tinha disposição para fazer amigos. Não se achava digna de nada. Ela chegou a se automutilar e a tentar tirar a própria vida.

Clique aqui e assista ao testemunho de Débora na íntegra, exibido durante a programação Inteligência e Fé, do dia 08 de agosto (a partir dos 13 minutos e 28 segundos).

O que essa história nos mostra:

Ainda durante esta programação, o Bispo Renato Cardoso comentou:

  • “Isso me faz pensar no dia dos pais que está chegando. Porque há muitos pais que gostariam de ser melhores. Muitos que se culpam achando que os filhos escolheram o caminho que escolheram por alguma falha deles. Outros têm certeza que foram ausentes. Às vezes, tentando trazer dinheiro para dentro de casa, conforto material. Deixaram os filhos sozinhos para serem criados pela televisão, por outras pessoas e quando foram ver o filho já estava adulto e era um estranho dentro de casa.”
  • “Então, são muitos pais que carregam essa dor dentro de si. Por isso, vamos fazer o domingo dos pais que querem ser melhores, dos pais que reconhecem que precisam ser um pai mais parecido com o Pai Celestial.”

Participe da Santa Ceia do Pai Celestial:

Deus é Pai e sempre está pronto para atender a um pedido de um filho. E de tudo o que pode nos dar, Seu maior prazer está em dar o Espírito Santo para aqueles que pedem a Ele.

Portanto, neste domingo, 14 de agosto, ‘Dia dos pais’, participe da Santa Ceia do Pai Celestial. Às 7h, 9h30 e 18h no Templo de Salomão ou em uma Universal mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e reprodução