A frase que faz qualquer marido bruto se transformar

Imagem de capa - A frase que faz qualquer marido bruto se transformar

Nesta edição da Escola do Amor Responde, o professor Renato Cardoso ajuda uma aluna que sofre com as grosserias do seu esposo. Acompanhe as orientações que ele dá a ela.

Aluna – Como faço para aguentar as ofensas do meu esposo? Tem momentos que ele fica bem, mas logo depois está desfazendo de mim. Muitas vezes ele se irrita com algo ou com alguém e acaba descontando a raiva dele em mim. Eu já não estou mais aguentando nem sabendo como lidar com essa situação.

Renato – O seu marido obviamente tem problemas de temperamento e não sabe gerenciar bem as próprias emoções, o que acontece com muitas pessoas. Dentro do casamento temos a impressão errada de que nosso cônjuge é nossa lata de lixo emocional e que podemos jogar tudo de ruim que está dentro de nós nele. Isso é algo irracional, pois, se você pensar bem, como é possível alguém tratar a pessoa que ama pior do que a um estranho? Isso é um problema sério que muitas pessoas têm, pois não sabem gerenciar suas emoções, já que não reconhecem o que está acontecendo dentro delas e, dessa forma, não lidam com isso. É muito ruim conviver com uma pessoa assim. Aluna, toda vez que seu marido explodir em cima de você, você vai criar uma frase-chave e repeti-la várias vezes para ele até que a ficha dele caia. Você pode dizer as seguintes palavras: “amor, eu sei que você está com raiva e irritado, mas eu não tenho culpa e não preciso que você desconte em mim o que está sentindo. Então, quando você estiver melhor, continuaremos essa conversa e eu volto para ficar com você”. Você vai falar isso de forma calma e respeitosa para não piorar a situação, mas, ao mesmo tempo, dará um sinal de que ele pisou na bola de novo ao descontar algo em você. Depois, você vai se retirar do local. Quando você sair do ambiente, ele vai ficar sozinho para enxergar o erro dele. Agora, não espere que isso seja resolvido na primeira vez, mas o uso da frase vai causar duas reações: dar a ele um sinal de que ele errou com você e mostrar que você se valoriza e não vai ficar ali se expondo a abusos, ofensas e ataques. Com isso, ele vai ser treinado para entender que, toda vez que explodir com você, ele vai perder contato e intimidade com você. Você pode se ausentar por cinco minutos, por 15 minutos ou por uma hora (só não estenda a distância por dias), mas faça isso naquele momento. Você precisa fazer isso de forma sábia e segura para não piorar a situação. Você conhece seu marido e sabe o que pode falar. O objetivo é treiná-lo para entender que o comportamento dele terá uma consequência. Até aqui você ficou só chorando, chateada ou brigando, mas ele não sofreu nenhuma consequência. Ele precisa ter uma consequência para entender que está perdendo ao se comportar de forma grosseira. Pense nisso.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images