A fé destemida de Sama
De volta à sexta temporada da série Reis, o personagem chega às telas pronto para a batalha e também para deixar grandes lições de superação para o público
O público da série Reis é bastante receptivo às reflexões inerentes ao enredo baseado na Bíblia. Aliás, esse é um dos grandes diferenciais da produção. A sexta temporada da trama, que é exibida simultaneamente pela Record TV e pelo Univer Vídeo, apresenta lições inspiradas na vida de Sama, personagem que o público conheceu ao longo da segunda temporada, denominada A Ingratidão, que agora retorna às telas em A Conquista.

Interpretado pelo ator Juliano Laham anteriormente, agora o papel de Sama cabe a Marcelo Arnal. No início da história do personagem, os telespectadores puderam conhecer o berço e a família dele, que é filho único de Agé (Mario Hermeto) e de Salima (Cláudia Assunção).
Sama também divide as cenas com Urias (Roger Gobeth), servo de seu pai. Por uma decisão do rei Saul (Carlo Porto), os dois passam a compor o Exército de Israel e, ali, são forjados como guerreiros. Contudo, na quinta temporada, Sama perde os pais, que são assassinados a mando de Saul depois que este descobre que o rapaz decidiu seguir Davi (Cirillo Luna).
A autora, Cristiane Cardoso, já tinha adiantado em entrevista à Folha Universal que Sama seria um dos personagens que renderiam grandes lições: “Sama vai passar por uma situação muito ruim quando tudo está dando certo para ele, o que vai prejudicá-lo e deixá-lo muito impotente em relação à vida pessoal, mas a forma como ele vai lidar com isso será muito bacana”.
GUERREIRO PODEROSO
Sama foi um dos valentes de Davi e é mencionado na Bíblia em 2 Samuel 23 de forma honrosa. Na série, o público pode acompanhar o caráter e a coragem do personagem. No sexto episódio da atual temporada, que foi ao ar no dia 24 de abril, Sama apareceu ao lado de Davi e do também soldado Benaia (Thiago Amaral) e, juntos, eles enfrentaram uma tempestade de areia.
Já o sétimo episódio, exibido no dia 25, mostrou bastante a postura arrojada do personagem, que é amparada por uma Fé sólida e estruturada. Ao longo desse capítulo, por exemplo, Sama demonstrou maturidade diante das adversidades ao enfrentar e derrotar sozinho uma considerável parte da tropa dos filisteus. A cena se debruça sobre Salmos 10.2 e 11.2. Questionado sobre o resultado de sua atitude, Sama disse que o Deus de Israel o ajudou.
DESAFIOS
Quanto à construção do personagem, Cristiane explica à Folha Universal que Sama “teve que rapidamente cuidar das responsabilidades do pai, já que não tinha com quem contar, até que sua família abriga um estrangeiro (hitita) chamado Urias, que se torna seu melhor amigo e o ensina a lutar e a se defender quando ambos são chamados para a guerra. Sama perde seus pais cruelmente por causa de uma decisão de Saul, o que causa nele maior dedicação a tudo que é justo. Isso o estimula ainda mais como um dos valentes de Davi e o torna um dos três mais valentes”, observa.

Nesta temporada, o público pode esperar momentos de ação e de batalhas difíceis, mas também de amor e de vida familiar. “Sama vai nos emocionar com os momentos em família, nos surpreender com a sua valentia e nos ensinar muito sobre como lidar com os dias difíceis da vida”, diz Cristiane.
Quanto ao retorno de Sama nesta temporada, Cristiane diz que o público vai se deparar com “um dos mais valentes de Davi” e reforça que ele vai lidar “com um grande obstáculo em sua vida pessoal que pode atrapalhar até mesmo sua posição de valente”. Porém, ela acrescenta que o público vai enxergar em Sama “o que muitos só conhecem na teoria: a superação”.
Ela também descortina as características e as qualidades do personagem. “O Sama é um ótimo marido (casado com Arrava, vivida pela atriz Natália Ferrari) e discípulo de Davi. Ele é leal, de caráter e um personagem exemplar, o que acaba criando nele uma insatisfação muito grande por passar por uma situação que outros – que não são tão leais ou não têm um caráter semelhante – não passam. Isso o frustra demais. Mas o dia mau vem para todos, tanto para os bons como para os maus: cabe a cada um saber como lidar com ele. O maior desafio de Sama ainda vai acontecer e, por um tempo, ele não vai saber lidar com ele, como é de costume quando nos deparamos com algo sem precedentes. Mas, por ser um homem temente a Deus, Sama vai ouvir a voz da razão e vai sair dessa situação ainda mais valente”, garante Cristiane.
Acompanhe os próximos capítulos dessa história e aprenda outras lições assistindo à série Reis de segunda a sexta-feira, a partir das 21 horas, na Record TV, ou na plataforma de streaming Univer Vídeo.
Todos os capítulos da superprodução estão disponíveis com exclusividade no Univer Vídeo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo